Com claras referências à obras de nomes como Stephen King, John Carpenter e Steven Spielberg, Stranger Things é praticamente uma declaração de amor aos anos 80. Porém, Matt Duffer, co-criador da série da Netflix, revelarou em uma entrevista ao site americano The Daily Beast que os animes Akira e Elfen Lied também foram fontes de inspiração.
Não vejo ‘Akira’ faz tempo. Recentemente eu assisti um anime chamado ‘Elfen Lied’ que foi claramente inspirado por ‘Akira’. E esse anime influenciou bastante. Quando eu o assisti, achei que parecia um E.T. ultra violento. Eu gostei de muita coisa ali, o que acabou transparecendo na série, particularmente relacionado à Eleven.
Tanto Akira quanto Elfen Lied retratam pessoas jovens com habilidades psíquicas que acabam sendo vítimas de experimentos, como acontece à Eleven em Stranger Things.
Escrito e dirigido pelos irmãos Matt e Ross Duffer, Stranger Things se passa em Montauk e de um garoto que desaparece misteriosamente. Enquanto a polícia, a família e os amigos procuram respostas, todos acabam mergulhando em um extraordinário mistério, envolvendo um experimento secreto do governo, forças sobrenaturais e uma garotinha muito estranha.
Fonte: CB