A Guerra Total seguiu da forma mais intensa possível no 2º episódio da 8ª temporada de The Walking Dead (S08E02 – “The Damned”).
Após isolar Negan e seus principais homens no Santuário usando uma horda de zumbis, Rick, Ezekiel e os outros partiram para atacar as bases dos Salvadores, para minar a capilaridade deles. O que gerou muitas mortes, para todos os lados!
E entre tantas cenas de ação, como de costume há diversas cenas que poucos perceberam ao longo do episódio. Você conseguiu se atentar a todos esses itens?
1 – O significado do título “The Damned”
“The Damned” é traduzido como “Os Condenados”, um termo que sempre vem bem a calhar em um mundo pós-apocalíptico. Afinal, quem teve a “sorte” de permanecer vivo em um ambiente tão hostil pode se considerar um condenado.
Contudo, neste episódio sua referência foi à uma frase de Ezekiel, que grita “The damned are upon us” (Os condenados estão vindo para cima de nós), alertando sobre os zumbis que cercaram o grupo, logo no começo do episódio.
2 – Esta base dos Salvadores já apareceu antes
O grupo de Tara, Jesus, Dianne e Morgan atacou uma conhecida base dos Salvadores, a que tem essa enormes antenas. Esse Foi o primeiro local que Rick e os outros atacaram, no 12º episódio da 7ª temporada (S06E12 – “Not Tomorrow Yet”).
Pelo visto, após o primeiro ataque, os Salvadores adicionaram uma camada extra de proteção, com zumbis.
3 – E esse quadro também já apareceu antes
Havia um objeto bem familiar no quarto onde estava o Salvador que se mijou nas calças.
Se Jesus não estivesse tão preocupado em poupar a vida dele, talvez teria percebido que aquele quadro ao fundo estava originalmente em Hilltop, e foi levado por Simon, no 5º episódio da 7ª temporada (S07E05 – “Go Getters”).
Aliás, mencionamos alguns detalhes sobre este quadro na coluna de detalhes daquele episódio.
4 – A Polaroid continua fazendo registros da guerra
O grupo de Rick parece ter realmente tomado gosto pela ideia de fotografar os Salvadores sendo humilhados.
Após a foto que Rick tirou de Negan no episódio de estreia, os fãs Jeferson Jacob, Camila, ro e Anderson Ricardo apontaram que mais uma vez a Polaroid esteve em ação, após o grupo do Reino ter rendido uma das bases. Será que teremos um belo álbum no final desta temporada?
Leia mais: Produtor de The Walking Dead explica por que Rick tirou aquelas fotos na estreia da 8ª Temporada
5 – Este zumbi estaria relacionado aos Sussurradores?
Créditos à Camila pela imagem. Nos quadrinhos, os Sussurradores são um grupo de nômades, que vivem como selvagens. Eles vestem pele de zumbi para se camuflar entre as hordas e causam grandes problemas para Rick e os outros sobreviventes.
Em mais uma teoria entre os fãs, há a suspeita de que o zumbi que Jerry matou neste episódio é na verdade um Sussurrador, devido à sua pele estar bem solta e ao fato de Ezekiel ter perguntado o que havia acontecido com ele.
De qualquer forma, mesmo se esta criatura não estiver relacionada aos Sussurradores, o destaque que ele recebeu, principalmente pela indagação de Ezekiel, pode significar alguma coisa futuramente.
6 – O sanduiche…
Pouco após metade do episódio, Daryl entra em um quarto vazio, que aparentava ser o cativeiro de algum prisioneiro. O que ele encontrou foram apenas um sanduíche, latas vazias ao redor e algemas ensanguentadas.
Essa cena carrega duas lembranças bem impactantes em Daryl. A primeira é o sanduíche, com latas de comida. Uma referência direta ao período que ele ficou refém de Negan na 7ª temporada e foi alimentado com sanduíches feitos com comida de cachorro. Pelo visto este é um método de humilhação recorrente entre os Salvadores.
7 – …e as algemas ensanguentadas
A segunda referência são as algemas ensanguentadas, indicando que o prisioneiro que estava ali resolveu tomar uma atitude drástica para se libertar – decepar a própria mão!
Foi o mesmo método que seu finado irmão, Merle, usou para escapar do prédio em Atlanta, na 1ª temporada de The Walking Dead.
8 – Rick matou o pai daquela bebê
Perto do final do episódio Rick tem uma luta de vida ou morte com um homem. Após matá-lo, o xerife percebeu que em seu corpo havia uma tatuagem escrito “Grace Be God”.
Logo em seguida, Rick encontra um berço com o nome Gracie pintado na parede e entende o que aconteceu. Aquele homem provavelmente era o pai da criança, que estaria acima de tudo tentando defender a filha dos invasores.
Ao perceber o que fez, Rick esboça mais uma de suas incríveis reações. Palmas para Andrew Lincoln mais uma vez! Reveja esta cena.
9 – A foto da esposa de Morales
Morales foi a grande surpresa do final deste episódio de The Walking Dead. Rick percebeu que o antigo companheiro de Atlanta estaria por perto ao ver que uma foto em uma estante.
Ao pegar a foto e olhar bem, Rick exclama “droga”. Ele havia lembrado quem era aquela mulher: Miranda, a esposa de Morales. E logo em seguida, o próprio Morales aparece, revelando estar do lado dos Salvadores!
Morales não aparecia há 95 episódios, batendo o recorde de Morgan!
Leia mais: 8 Coisas que você Precisa Saber sobre o Morales em The Walking Dead
10 – A pelúcia de Gracie/Judith
Esse detalhe reforça uma teoria recente, onde é sugerido que Gracie seria a criança da visão do futuro e Judith morrerá na guerra.
Conforme o fã André apontou nos comentários, o bichinho de pelúcia de Gracie é muito parecido com o boneco que aparece na visão do futuro.
***
Percebeu mais algum detalhe no 2º episódio da 8ª temporada de The Walking Dead? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!