The Walking Lines: Discussão sobre o S03E10, “Home”

A coluna de multi-análises do The Walking Dead Brasil continua! É o The Walking Lines abordando diversos pontos de vista sobre o 10º episódio da 3ª Temporada, “Home”.

 

A ideia da coluna é proporcionar múltiplas visões e discussões mais aprofundadas. O formato ainda está em fase de testes. Críticas e sugestões de melhorias sempre são bem vindas. Veja também os comentários do The Walking Lines dos episódios anteriores da 3ª Temporada.

Lembrando que além das análises da equipe do site The Walking Dead Brasil, abrimos o espaço para todos os fãs da série criarem suas próprias resenhas para publicação. Não deixe de conferir os selecionados desta semana! E em seguida começaremos edições especiais do The Walking Lines, analisando os personagens e a temporada!

 

As coisas ainda vão melhorar?

The walking dead 3ª temporada episódio 10 (s03e10): "home" - rick grimes
The Walking Dead 3ª Temporada Episódio 10 (S03E10): “Home” – Rick Grimes

Por Heloisa von Ah

Por que fazes isso com meu coração, The Walking Dead? Não sei se é porque eu não aguento mais ver meus heróis nessa situação ou se a idade está me deixando mole, mas a cada novo episódio tenho esperanças que as coisas melhorem para a galera na prisão.
A decadência do Evil Rick, Glenn sedento por vingança, Carol que teve mais uma tentativa frustrada de tirar o atraso agora que Axel também se foi (ainda não consigo admitir isso), enfim, nada está bem e a atmosfera criada também não nos deixa enxergar uma saída.

Mais uma vez, a sagacidade de Philip, nomeando Andrea como a nova “Governadora” de Woodbury lhe dá mais tempo para executar seus planos de retaliação sem que ela interfira, deixando ainda Milton em seu encalço.
A única salvação em vista são os Dixon. Nossos corações sempre souberam que Daryl não ficaria muito tempo longe de casa e em “Home” conseguimos ver que Merle já consegue demonstrar alguma piedade, obediência e que aos poucos está compreendendo que é seu irmãozinho quem está na liderança agora, optando por segui-lo e ciente que não será bem vindo ao grupo de Rick.

Após o ataque surpresa do Governador e seus capangas, que desestruturou ainda mais nossos sobreviventes na prisão, cabe aos Dixon talvez restaurar a esperança, amenizar o caos instalado em cada um de seus companheiros e então, devido a sanidade comprometida do líder, elegerem um novo membro a ser seguido.
Eu já tenho meu voto. E vocês, quem escolheriam? Glenn, Hershel, Daryl…talvez Carl, ou acreditam que Rick ainda tem chances de se recuperar?

 

Impressionante

The walking dead 3ª temporada episódio 10 (s03e10): "home" - glenn rhee
The Walking Dead 3ª Temporada Episódio 10 (S03E10): “Home” – Glenn Rhee

Por Will Cardozo

Impressionante como o 10° episódio da 3ª temporada de The Walking Dead veio revelando cada vez mais a condição do grupo. Rick mostra-se cada vez mais fraco psicologicamente, tendo alucinações com perdas passadas, e perdendo seu potencial de liderança. O grupo carece de um novo líder, que em potencial poderia ser Daryl. Mas Daryl, mostra-se que está cada vez mais ligado a Rick e ao grupo, o que o faz preferir estar com eles do que unir-se novamente a seu irmão Merle. Já em Woodbury, as coisas parecem sair do controle. A intenção de Philip não é mais a de governar os habitantes da cidadezinha, mas de retaliar o que o grupo de Rick fez ao invadir Woodbury. O Governador vai paulatinamente exibindo sua verdadeira face: a do sadismo e sede de poder. O que há de vir nos próximos episódios? Aguardemos.

 

Na mira

The walking dead 3ª temporada episódio 10 (s03e10): "home" - o governador
The Walking Dead 3ª Temporada Episódio 10 (S03E10): “Home” – O Governador

Por José Carlos Marujo

“Home” é um episódio que prometia a retaliação do Governador. Podemos destacar aqui o fato de que ninguém acertou tiro nenhum. Quando há zumbi em movimento e eles estão correndo até o Carl consegue acertar um tiro na testa, mas na hora de acertar um inimigo humano estático, vira um festival de gastar munição. Meio irônico, né?

Talvez a única coisa na mira nesse episódio foi o avanço na relação de Daryl e Merle. Começamos um misteriozinho: quem os deu as cicatrizes e por quê; e vemos Daryl (finalmente) sobrepujar seu querido irmão. Fica agora aquela dúvida, será que depois de ter sua pele salva por Merle, Rick o aceitará no grupo? Ou ele será sensato e dirá não? Veremos!

 

Episódio parado, mas bem subjetivo

The walking dead 3ª temporada episódio 10 (s03e10): "home" - andrea
The Walking Dead 3ª Temporada Episódio 10 (S03E10): “Home” – Andrea

Por Leda De Cássia Carbonera

Eu confesso que fiquei bem chocada com o episódio. Achei que ia ser meio que enrolação porque ficou naquele surto do Rick; Glen e Maggie na primeira crise do relacionamento deles; Hershel tentando apaziguar a história e aquele “blá blá blá” do Axel e da Carol. Aí, do nada, POW, aquele tiro no Axel e todos estão sendo atacados, cada um vai retornando dos seus dramas pessoais para voltar ao drama básico: sobrevivência. Do ataque do Governador até o fim, o episódio ficou eletrizante. Aquela cena paralisante do Hershel (achei que íamos perdê-lo) e do ataque ao Rick. Daryl, como sempre salvando a cena. Eu sou muito fã dele, ele é muito “badass”.

Eu não li nenhuma prévia do próximo episódio, mas acho que agora o grupo precisa se fortalecer de novo e isso deve acontecer com a volta do Daryl, agora mais maduro e reconhecendo que o Merle é um babaca.

Achei o episódio parado, mas bem subjetivo, porque fiquei imaginando o desespero do Hershel ao ver o grupo se quebrando em vários pontos e o líder deles ficando doido do outro lado da cerca. A posição do Rick é difícil porque ele passou por muita coisa para chegar onde está, sem ter tempo de chorar ou de se lamentar pelas escolhas que fez. O resultado é esse surto psicótico de ouvir, ver e até tocar a Lori.

 

Reviravolta

The walking dead 3ª temporada episódio 10 (s03e10): "home" - michonne e glenn rhee
The Walking Dead 3ª Temporada Episódio 10 (S03E10): “Home” – Michonne e Glenn

Por Bruna Evelyn Ribeiro

Depois do episódio meio morno da semana passada, esse chegou quente como nós fãs gostamos. Rick prova que ao contrário do que começávamos a acreditar, ele mergulhou mais fundo na loucura e tem consciência disso. Mesmo assim, ficou atrás de seu fantasma, querendo desesperadamente manter algum contato com sua falecida esposa, mesmo sabendo não ser real.

Enquanto isso, Glenn está mergulhado em absoluta fúria, devido à tudo o que aconteceu. Já os irmãos Dixon trouxeram cenas interessantes. Daryl parece ter se arrependido de abandonar seu braço direito, Rick, para ir atrás de seu irmão, que ao que parece não mudará nunca. Creio que esse pouco tempo com o irmão, permitiu que Daryl percebesse claramente que ele não é do tipo que se importa com as pessoas. Talvez ele já soubesse, mas não se lembrava. Além disso, deu pra notar a mágoa que ele ainda sente do irmão. Embora ainda não saibamos muitos detalhes da história dos dois, ao que parece, Daryl sofreu maus tratos na infância, enquanto seu irmão mais velho foi embora ao invés de ficar lá para defendê-lo.

Enquanto tudo isso acontecia, lá estavam Carol e Axel conversando, ambos cheios de gracinhas, dando a sensação de que um novo casal poderia se formar. Poderia. De repente, eis que surge um tiro do nada bem na cabeça dele e logo seu corpo se transforma em escudo, enquanto a confusão toda começa a se formar e meu queixo a cair ao assistir àquilo tudo. Creio que, até agora, essa foi a morte mais fiel à HQ. E finalmente o Governador chegou com sua sede de vingança atacando a todos. Enquanto Rick era atacado por zumbis, Daryl chega na hora para ajudá-lo e percebe-se aquele olhar de confiança de volta entre os dois. Olhar que tinha desaparecido com o retorno de Merle. Bem, o fato é que ninguém mais está seguro e a liderança do grupo está abalada. Quem será que assumirá esse papel para contra-atacar?

 

Loucura

The walking dead 3ª temporada episódio 10 (s03e10): "home" - daryl e merle dixon
The Walking Dead 3ª Temporada Episódio 10 (S03E10): “Home” – Daryl e Merle Dixon

Por Jordan Florio de Oliveira

Como você se comportaria frente a uma infestação de zumbis, que arrasasse todo o seu estilo de vida e levasse as pessoas que você mais ama? Mutos responderão que enlouqueceriam.
Nossos amigos do The walking Dead demosntram que é uma reação bem comum.
Temos claramente dois líderes passando por um grande desequilíbrio mental, Rick e o Governador ficam cada mais próximos em sua dor e desespero e nos deixam a pergunta: afinal, quem é o mocinho e quem é o bandido mesmo?

Glenn demonstra boa vontade mas a imaturidade de um jovem de sua idade, agindo contra o bom senso e a mulher que ama, ele sai e deixa a prisão ainda mais desprotegida, oque pode ter facilitado o ataque final.
Os irmãos Dixon, depois de tanto desencontrados, tentam acertar os ponteiros, mostrando o que as tragédias do passado e do presente fizeram com eles e vendo que as coisas já não são mais como antes entre eles.
Andrea já não se sente tão mais à vontade em Woodbury, o clima de mentiras e suspeitas está latente e aparentemente alguma coisa está para acontecer.
Todas estas tensões explodem durante o ataque do governador contra a prisão.
As tensões a e cabeça do pobre do Axel. Bem, pelo menos zumbi ele não vira.

Enquanto toda a carnificina acontecia, vemos a cavalaria Dixon aparecer e todas as coisa tomarem um rumo estranho, pois este episódio mais suscitou dúvidas do que as respondeu. Onde estão Tyresse e o seu grupo? Quem é a misteirosa pessoas que dirigiu um carro cheio de zumbis para dentro da prião, inutilizando o portão e a segurança que ela oferecia? Como Glenn e o resto do grupo se comportará com a questão de ter se suportar Merle para ter Daryl? Como Merle se comportará? E Andrea?
Sinceramente, dessa vez eles nos deixaram nas pontas das cadeiras, parabéns AMC.

Para mais contos do autor, acesse: http://www.wattpad.com/user/JordanFloriodeOlivei

 

“Eu tenho o melhor no interior”

The walking dead 3ª temporada episódio 10 (s03e10): "home" - o governador
The Walking Dead 3ª Temporada Episódio 10 (S03E10): “Home” – O Governador

Por Lorraine Guimarães

Muitas vezes só paramos para analisar um personagem após sua morte. Aconteceu mais uma vez com Axel. Mas sua ida abalou seriamente a visão de todo o público a respeito do governador, que definitivamente já mostrou á que veio. Ele não esconde mais sua faceta de psicopata.

Além disso, se não fosse o Axel, quem seria? Carol? Carl? Rick? O grupo não poderia sair intacto de um ataque como aquele. Nesse caso, que fosse o personagem menos importante primeiro.

Desde o início do episódio desconfiei da forma como seus diálogos foram destacados. Imaginei que fosse a premissa de que algo “importante” o aconteceria. Felizmente tivemos tempo de conhecer um pouco mais a respeito do prisioneiro que assaltava com pistolinhas de brinquedo. Ele não era tão ruim. E talvez tivesse alguma chance com a Carol, caso o rumo da história se seguisse como o imaginado… Ou não.

 

E então, guerra

The walking dead 3ª temporada episódio 10 (s03e10): "home" - axel
The Walking Dead 3ª Temporada Episódio 10 (S03E10): “Home” – Axel

Por Andrio Mandrake

Poderíamos dizer que agora, oficialmente, a guerra está declarada. Este poderá ser o momento onde os personagens terão de pesar suas motivações, ter de decidir entre o instinto e a razão. Haverá aqueles que desejarão retaliação imediata, outros, que irão querer ponderar e se proteger.
O fato é que ninguém estará seguro, e o sentimento que isso passa é uma constante incerteza, um sentido de perigo iminente pois, de uma forma ou de outra, qualquer personagem poderá morrer. O grupo de Rick precisará de reforços, provavelmente este será o momento onde Tyreese irá se unir ao grupo permanentemente.

Mas, sobretudo, esta não será uma guerra pela vitória. Será um derramamento de sangue por vingança, regido pela fúria, e o objetivo principal não me parece que seja sobreviver, mas matar o máximo de inimigos possíveis.

 

 

ANÁLISES DOS FÃS

Expandindo ainda mais o conceito de múltiplas resenhas, com pontos de vistas diferentes, temos a seguir as análises selecionadas dos fãs de The Walking Dead, para enriquecer ainda mais o debate. Estas análises foram selecionadas a partir da coluna [DISCUSSÃO] The Walking Dead 3ª Temporada Episódio 10: Home.

Quer participar dos próximos debates? Então fique de olho no TheWalkingDead.com.br pelo Facebook e Twitter para saber em primeira mão assim que for aberto a página de discussão e seleção de análises da segunda parte da 3ª Temporada!

 

Análise do sobrevivente Rodrigo Felipe Sé Saraiva

Foi mais um episódio que mostra porque esta série é sucesso. As ótimas atuações, o caminho que a história vai tomando, totalmente descompromissada com a HQ, torna cada episódio uma avalanche de tensão e cenas surpreendentes.

A cena da morte inesperada do Axel, nos remete a cena que o Carl leva o tiro. Um momento totalmente descontraído em que o clima é quebrado por uma tensão sem tamanho.
Michonne sempre centrada e pronta pro combate; o Glenn tentando puxar a responsabilidade de liderança para si, temendo o pior; O bom convívio entre Carol e Axel para nos iludir que ela deixaria o ex detento ocupar a vaga deixada por Daryl em seu carente coração; Maggie mostrando seu temperamento forte; Hershel tentando equilibrar as coisas e recuperar Rick; O Governador ainda não recuperado da perda da filha-zumbi e dos ataques, mostra que pode ser um vilão tão doentio quando o Coringa do Batman (que comparação…rs); Daryl mostrando ser muito mais sensato que o irmão e claramente com saudades do grupo; Rick que é um poço de stress, pois sofre pelo peso da responsabilidade e se sente culpado por cada morte do grupo, vive uma paranoia em busca de um sentido para continuar, mas parece despertar um pouco com o ataque.

Acho que não fui o único a vibrar quando Daryl voltou já salvando Rick com uma flecha certeira… Daryl é sem dúvida um personagem importante na série. Na HQ não faz falta, mas para o perfil da história que está sendo desenvolvida na série, ele é perfeito. Acho que podemos esperar dos próximos episódios justamente o que vimos até aqui, uma continuação envolvente, que parece que cada cena é melhor que a anterior. Esse final de 3ª temporada vai ser muito emocionante, sem dúvidas.

 

Análise da sobrevivente Renata Lins

“Home Sweet Home!” Que episódio dramaticamente Frenético! Questiono-me em relação à maldade deste vilão. Creio, realmente, que Rick retornará a razão. Ele está fugindo de seus problemas procurando uma visão (e não um fantasma) de Lori em tempos mais felizes, sugerindo que sua raiva tenha diminuído de alguma forma. Sobre Glenn “seguir a linha de comando”, o que eu discordo completamente. O Glenn é impulsivo e está movido pela raiva. A verdadeira liderança foi a de Hershel que agiu como o velho Dale conselheiro, procurando o bem geral, porém seus conselhos caíram em ouvidos surdos. Tempo e audiência é perdida novamente com Andrea. Pois é, a audiência teve suas baixas justamente nas cenas dela e de Rick.

Os Dixon’s! Como é bom, finalmente, ver os dois juntos. Merle agarra e rasga a camisa de Daryl e vemos as cicatrizes deixadas pelo Pai dos Dixon’s. Vislumbrei um momento genuíno de emoção, e ouso dizer, a compaixão de Merle. Um Merle que ninguém tinha visto antes. As lágrimas lá, brotando de Merle e Daryl. Pergunto-me se não foi aquele momento de vulnerabilidade em que vi um Merle diferente, o qual poderia ser redimido? Esta cena foi a mais dramática dos irmãos no Show. E eu já começo a gostar de Merle, e da mudança de Daryl. Já o Glenn estou abismada.

Carol, ao contrário do que alguns pensam, pra mim faz um papel esplêndido! Ela ia sair no lugar de T-Dog, e ficou pra algo maior. Um papel sofrido por perdas. Carol se mostrou inteligente em esquecer os flertes com Axel e fazê-lo de escudo. Pra mim, não tem essa de “me apeguei a Axel”. A retaliação começou, e melhor ele do que Carol. Axel era carta marcada!
O Cavalo de Tróia de Philip Black me deixou confusa. Um encapuzado? Estranho demais. Andrea? Milton? Não, pra mim um novo personagem. E aposto em Brian Black. E quem não notou, Martinez ficou por lá. Agora o pátio da Prisão está aberto para os mortos e os vivos, para nossa graça, presos dentro dela.

 

Análise da sobrevivente Daiane Milhan

Daryl é o “little brother”, porém ele está mil anos luz de maturidade emocional comparado ao Merle. Fato esse que torna a convivência dificultosa inclusive entre os irmãos.

Muito interessante também é como a série mostra os tipos de liderança, o governador autoritário que mete bala em todo mundo que vai contra seus desejos, mesmo que seja alguém de seu próprio grupo, enquanto que o Rick passa por vários momentos em sua liderança, ora democrática, ora autoritária, e agora alucinando ficamos na expectativa de quem vai mandar e de que jeito, seria Hershel, sensato e experiente, porém com uma perna só? Ou Glenn irado e compulsivo? Ou ainda será que Rick irá recuperar a consciência e bolar um super plano para saírem dessa mais uma vez? Além da excelente tecnologia de maquiagem e ótima interpretação dos atores é no imprevisível que a série se torna tão empolgante e se torna cada vez mais popular no mundo todo.

 

Análise da sobrevivente Marla Sakamoto Beserra

Já era esperado que a parceria entre Daryl e seu irmão não seria das melhores. Daryl aprendeu a “cuidar” e a se preocupar com o próximo em todos os meses de convivência com o grupo de Rick.

A cena do último episódio foi surpreendente, mas um pouco descuidada, pois como o grupo poderia ficar tão distraído sabendo que o Governador poderia aparecer a qualquer momento? E foi o que aconteceu, não é? Achei muito legal os irmãos Dixon aparecerem oportunamente e ajudarem o Rick, mas com certeza será um pretexto para que forcem o grupo a aceitar Merle.

No geral, foi empolgante o último episódio e espero que o Rick volte à sanidade e que Lori pare de atrapalhar a vida do cara mesmo depois de morta!
Ansiosa pelo próximo episódio!

 

Análise do sobrevivente L@zarus_Rising

Finalmente, um episódio digno do retorna à série! Pobre Rick! Imerso em seus delírios, tornou-se realmente um perigo para si e para os outros. Para deixar os portões da prisão abertos com seus filhos dentro (pai é quem cria!), o cara está mal mesmo.

Agora sim o Governador está começando a se comportar como tal. Sabia que, quando o romance com a Grande Decepção da Série (leia-se Andrea) vacilasse, o Governador colocaria suas manguinhas de fora. Somado com o ataque gratuito da Michonne e com a perda da Penny, finalmente estamos vendo um pouco do Governador vingativamente insano.
E as boas notícias não acabam! Daryl finalmente declarou independência de seu irmão! Merle é tão insuportável que nem quem compartilha seu sangue tolera mais o mala-âncora! Mas, ninguém precisa se animar demais, por que o cretino não vai melhorar e nem morreu ainda (sim, Merle seria um cara mais legal morto).

Neste episódio foi maravilhoso ver algo da HQ na ambientação. Gente falando em se preparar para o ataque iminente de Woodbury, mas todo mundo passeando e conversando na frente da prisão. Aí, chega o Governador, todo pimpão, armado até os dentes e passando bala em todos! Gostei demais! Até o Rick ficou esperto! E o salto com muleta de Hershel? Digno de olimpíada!

Outro ponto alto foi Michonne: Quando não está fazendo suas típicas caretas ridículas sem nenhuma razão, a garota manda muito bem.
É lindo ver a katana pacificando a zumbizada! Porém, de tudo, o que mais gostei foi do “zombie-delivery”. Que ideia genial usar os zumbis como bucha de canhão, para desentrincheirar o pessoal! Agora, o Governador está prometendo!

Depois dos elogios, vem a hora da crítica (cada vez mais inevitável). Todo ano, é aquela enrolação para lançar as temporadas e tal. Mas apesar disso, ela não sofre nenhuma revisão! Vide as tatuagens do Daryl, que mudam de lado nas costas e a ausência de sangue nas mãos do mesmo, após esmagar a cabeça do zumbi no carro.

 

 

DEIXE SUA OPINIÃO

A discussão está longe de terminar. O que achou dos pontos levantados pela equipe do site e pelos fãs da série? Concorda? Discorda? Tem pontos de vista diferentes dos abordados aqui? Comente conosco!

 


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Redação
Redação
"We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"

Veja mais