Estreando em 1940, o Capitão América é um dos heróis mais antigos da Marvel e continua sendo um elemento da cultura popular graças a vários quadrinhos marcantes.
Com mais de oitenta anos de histórias, Steve Rogers passou por tudo, desde o início da Era de Ouro até o nascimento da Marvel Comics como a conhecemos hoje, até o domínio da editora nas telonas através do MCU.
Não há personagem melhor para acompanhar a história da Marvel do que o Sentinela da Liberdade, então aqui estão 5 momentos marcantes do Capitão América.
05. Combate ao nazismo
A estreia do Capitão América em 1940 é notável por vários motivos, mas o motivo mais significativo é a capa de Captain America Comics # 1, que apresenta o herói estrelado socando Hitler bem no queixo em cores brilhantes. Socar Hitler foi uma declaração definitiva por parte de seus criadores, Joe Simon e Jack Kirby: um aviso para a América de que a agressão contínua da Alemanha nazista logo envolveria o resto do mundo.
A capa é uma enorme propaganda, mas sua natureza radical não pode ser descartada; que acabou resultando até em ameaças de bomba à Timely Comics (a precursora da Marvel) de simpatizantes nazistas. Esse soco ainda é uma imagem que ressoa pela história, consolidando o legado do Capitão América.
04. Capitão se une aos Vingadores
O Capitão América caiu no esquecimento nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, quando a indústria de quadrinhos deixou os super-heróis para trás. Mas com a chegada da Era de Prata, os super-heróis voltaram com tudo, e não demorou muito para que Stan Lee e Jack Kirby decidissem trazer de volta um velho conhecido.
A reintrodução de Cap em Os Vingadores #4 é um momento crucial, caracterizando o herói como “o homem fora de seu tempo” que o definiu desde então. Steve Rogers serviu como o líder do grupo, finalmente dando alguma ordem e estrutura à equipe caótica que havia sido retratada nas três edições anteriores de Os Vingadores.
03. Bucky retorna como o Soldado Invernal
O companheiro original do Capitão América, Bucky Barnes, morreu depois que a dupla tentou desativar um foguete lançada pelo Barão Zemo. Porém, os escritores Ed Brubaker e Steve Epting trouxeram Bucky de volta como o Soldado Invernal. Assim, os leitores descobrem que o jovem não apenas sobreviveu à explosão do foguete, mas também foi encontrado por um submarino soviético.
Bucky sofre lavagem cerebral e é treinado pela União Soviética para se tornar um assassino de alto nível, recrutado no presente por um oligarca russo para lutar contra seu ex-parceiro. Essa história mudou o Capitão América para sempre, e o Soldado Invernal se tornou um dos personagens mais populares da Marvel.
02. A morte do Capitão América
O evento Guerra Civil abalou o Universo Marvel em sua essência, dividindo os Vingadores em dois lados sobre a proposta Lei de Registro de Super-heróis, com o Capitão liderando um lado e o Homem de Ferro o outro. Uma vez que o dano colateral se tornou muito grande, o Capitão América se rende às autoridades para parar a luta, porém é assassinado antes que pudesse ser levado sob custódia.
A morte do herói chocou a todos, até mesmo ganhando as manchetes dos principais meios de comunicação. Bucky usou o escudo no lugar de Steve por um tempo, antes que ele fizesse seu retorno oficial.
01. Sam Wilson assume a identidade de Capitão América
Durante a fase do escritor Rick Remender, Steve envelheceu em tempo real e perdeu suas habilidades de super soldado. Incapaz de continuar como Capitão América, Steve entrega o escudo ao seu parceiro de maior confiança, Sam Wilson. Ele rapidamente se estabelece como Capitão América, juntando-se aos Vingadores e assumindo o papel de Steve como mentor e líder de outros heróis.
O tempo de Sam como Capitão América foi bem recebido pelos fãs e acabou chegando ao MCU após os eventos de Vingadores: Ultimato, onde Sam também recebeu o escudo e se tornou o novo Capitão América nas telonas.
Com mais de oitenta anos de histórias, o legado de Capitão América representa também a história da Marvel Comics como um todo. Qual o seu momento favorito do Capitão? Contem pra gente nos comentários!