ANÁLISE: Crianças psicopatas em The Walking Dead

Geekdama no Google News

Este conteúdo contem especulações e possíveis SPOILERS sobre a quarta temporada de The Walking Dead! Leia por sua conta e risco!

O esperado retorno de The Walking Dead está próximo e os fãs ainda se perguntam sobre muitas coisas. A curiosidade é tão grande que nos fez explorar um mundo mais obscuro, como descrito pelos autores e produtores da série, a procura de possibilidades para nossos tão queridos personagens. A grande pergunta é:  A segunda metade da temporada será obscura, e algo vem preocupando a AMC. Seria esta a preocupação da AMC? Expor algo tão ousado na TV?

Entre especulações e spoilers, tememos pelas irmãs Samuels. Não pelo que irão fazer, e sim pela sua repercussão na mídia, e o quanto isso poderá ser um “tabu” em The Walking Dead, se realmente for explorado profundamente.

Estas duas personagens, Lizzie (Brighton Sharbino) e Mika (Kyla Kenedy), estão atraindo a atenção dos fãs desde o início da quarta temporada e não só pela estranheza de suas ações, mas também pela conquista do público da série. Elas são, constantemente, comparadas a Billy e Ben dos quadrinhos e muitos fãs desconfiam que as irmãs sejam autoras de diversas atrocidades acometidas na série. Não se sabe se as meninas estão com Tyreese ou sozinhas por aí, mesmo isso não importando para nossa avaliação. Bem, se as irmãs são o que penso que são, é melhor que estejam sem companhia mesmo. O momento na mid-season finale em que Lizzie e Mika salvam o Tyreese e matam Alisha foi comentado pelo produtor Scott Gimple no portal Vulture:

Iremos abordar isso no futuro. Tudo isso faz parte de uma grande história, e é importante que saibam que isto não foi apenas um grande e sensacional momento.

brighton-sharbino-kyla-kenedy-the-walking-dead

Analisando as duas garotas, podemos notar características bem singulares. Lizzie é irônica e sarcástica, não sente sentimento pelo próximo, porém ela chora (por zumbis, mas chora). Já a vimos choramingar duas ou três vezes, quando Carol sacrifica o pai, e pelo walker na cerca. Ela também demonstra opinião que a “vida zumbi pós-morte”, tem um forte significado para ela. Enganando-se ao ponto de acreditar que renasceria como um zumbi, transformando esse pensamento esquisito em sua mente como uma coisa boa.
Então, ela chorou pelo pai ou porque Carol tirou a oportunidade dele torna-se um zumbi? E nem me venham dizer que ajudou a Glenn, pois aquilo parecia mais uma admiração sinistra pelo walker, e um possível contato que ela queria ter com ele.

Já a Mika não chora, definitivamente. É extremamente adulta ao falar, e não demonstra tristeza nem pela perda do pai ou por qualquer coisa. Defendeu a irmã, dizendo que ela estava confusa ao chorar pelo amigo zumbi. Ela também não tem atitudes emocionais, como a de qualquer outra criança. Como medo, choro, dependência dos outros, etc. Vendo tudo isso por um ponto diferente de vista, poderíamos dizer que tanto Lizzie como Mika seriam supostas assassinas ou até crianças psicopatas.

lizzie-mika-samuels-the-walking-dead

A abordagem de um assunto tão delicado como este em uma série de TV, é bastante complicada. A repercussão na mídia pode ser completamente negativa ou polêmica demais, vivendo e vendo isto como um “tabu” muito sério. De uns anos para cá nunca se falou tanto sobre bullying. A sensação que tenho ao assistir ou ler alguma matéria que aborde o bullying é de que a própria mídia não decidiu um foco na hora da abordagem. Um assunto que demanda tanta atenção tem sido usado como explicação para todo e qualquer atitude de revolta de uma criança ou jovem. A verdade da censura sobre este tipo de assunto é negativa ao extremo. Hoje, crianças psicopatas abusam, torturam animais, outras crianças e as matam por pura maldade e falta de emoção sobre o fato, e isso é simplesmente censurado ou torna-se uma polêmica enorme, e vira bullying. Tudo é censura, e tudo é bullying. O psiquiatra Fábio Barbirato¹ afirma:

Não é fácil a sociedade aceitar a maldade infantil, mas ela existe, e essas crianças psicopatas não têm empatia, isto é, não se importam com os sentimentos dos outros e não apresentam sofrimento psíquico pelo que fazem. Manipulam, mentem e podem até matar sem culpa.

Sim, elas existem, engana-se se você acha que uma criança não tem coragem de fazer o mal. Entretanto o risco de expor um assunto ainda considerado tabu social pode trazer revolta externa da mídia. Essa é a reação normal de um ser humano, mesmo sem fé religiosa, e não se vê isso na Televisão. Por este fato tão relevante, que tememos pela série da AMC, The Walking Dead. Creio eu, que vos falo, que deve ser explorado sim, porém com muita delicadeza, se não a audiência pode baixar radicalmente e os fãs se revoltarem perante a mídia e a própria AMC.

Será que veremos este tema tão esperado dos quadrinhos? Ou a AMC não ousaria tocar em algo assim tão polêmico?

The Walking Dead retorna este domingo às 00h ao vivo na AMC. Venha assistir ao vivo conosco! O link estará disponível em nosso site!
O que vocês acham sobre Lizzie e Mika? Elas são possíveis crianças psicopatas? E qual sua opinião sobre o assunto?

Deixe seus comentários e teorias.

______________________________________________________________________________________
¹CRIANÇAS Psicopatas. Disponível em: <http://oaprendizverde.com.br/2012/10/11/pra-saber-mais-criancas-psicopatas/>. Acesso em: 06 fev. 2014.

VER COMENTÁRIOS

Veja mais