Mega Man 2 é até hoje considerado um dos melhores jogos da franquia — e, por muito tempo, foi também o mais vendido da série. Por isso, é surpreendente saber que o clássico da Capcom foi desenvolvido em apenas 3 meses.
E o mais curioso: o projeto nasceu de forma quase independente, longe da pressão corporativa.
Capcom já tinha desistido de Mega Man
Segundo o desenvolvedor Akira Kitamura, que compartilhou a história nas redes sociais, a ideia de fazer Mega Man 2 não partiu da Capcom. Na verdade, a empresa já estava pronta para abandonar a série após as vendas modestas do primeiro jogo.
“A empresa não nos obrigou a fazer. Não fomos instruídos a criar [Mega Man 2], foi algo que eu quis fazer”, contou Kitamura.
Com medo de ver o personagem ser deixado de lado, Kitamura e outros membros da equipe decidiram trabalhar em segredo na continuação, durante o tempo livre de outros projetos.
Um desenvolvimento guiado pela paixão
Kitamura revelou que sentia que não havia conseguido explorar todo o potencial do sistema de jogo no primeiro título, o que o motivou a refinar ideias e reconstruir várias mecânicas do zero.
“Criamos o design das fases primeiro — não só o visual, mas também os gimmicks e a colocação dos inimigos.”
O desenvolvedor também contou que leu para a equipe todos os cartões postais enviados por crianças sobre Mega Man 1. Esse momento, segundo ele, reforçou o valor do trabalho que estavam fazendo:
“Mesmo hoje, ainda lembro desse episódio com emoção. Foi quando sentimos que estávamos fazendo algo importante e tomamos consciência da nossa responsabilidade.”
Graças a essa dedicação e carinho, Mega Man 2 não só saiu em tempo recorde, como também se tornou um dos maiores clássicos dos 8 bits — tudo isso por pura paixão dos desenvolvedores.