O episódio final da 1ª temporada de Fear The Walking Dead começou bem agitado, com Daniel Salazar disposto a fazer qualquer coisa para resgatar sua esposa Griselda – Inclusive abrir as portas de um estádio com milhares de mortos-vivos e direcioná-los para a base militar.
O personagem já mostrou que não é um civil qualquer. Ele tem sangue frio suficiente para torturar e matar pessoas para extrair informações, ao contrário de Travis, que até então era incapaz de atirar até mesmo nos infectados.
Em um cenário de fim de mundo é importante ter alguém disposto a fazer o trabalho sujo. Mas o pragmatismo de Daniel é tão absoluto que ignora todos ao seu redor, chegando a extremos que nem mesmo Rick Grimes seria capaz.
Ao liberar e guiar os zumbis para a instalação militar, Daniel mostrou sua total falta de empatia em relação às pessoas que estariam ali dentro – que não eram apenas militares. Havia médicos, enfermeiros e pacientes de todo o tipo. E todos foram condenados a uma morte terrível.
Não apenas estranhos inocentes, mas Daniel também colocou em risco a segurança de sua filha e de todo o grupo, que, por mais que tenham desentendimentos, estavam dispostos a proteger uns aos outros. E no fim, Liza foi uma vítima fatal de um destes zumbis. Daniel indiretamente matou Liza – uma pessoa que fez tudo o que podia para cuidar de sua esposa e filha feridas.
Contudo, apesar de responsável por todas essas mortes, no final o plano de Daniel “deu certo”. Se Griselda não tivesse morrido, provavelmente ele teria conseguido resgatá-la. Além disso, Nick conseguiu escapar. Mas esta estratégia, com tantas variáveis envolvidas e tantas chances de dar errado, foi a melhor opção?
O que você faria no lugar de Daniel? E como se sentiria com o peso de várias mortes nas suas mãos?