O 5º episódio da 1ª temporada de Fear The Walking Dead começou apresentando um personagem novo e misterioso.
Creditado apenas como Strand, o personagem interpretado pelo ator Colman Domingo foi descrito inicialmente como “um homem esperto e sofisticado, com um passado misterioso”. E foi exatamente o que vimos, no pouco que ele apareceu, na quarentena construída pelos militares.
Hábil com as palavras, sua primeira interação foi com Doug, o vizinho que estava fora de si, cujas tentativas de ajuda de Travis foram em vão. Mas ao invés de tentar apoiá-lo, Strand se focou em desestabilizar o frágil homem.
Fogo. Terremoto. Inundações. Você comprou todas estas ideias, não foi? Não é uma pergunta. Não estou perguntando. Estou afirmando para você. Eu olho para uma pessoa como você e já percebo. Você é um comprador. Como eu sei? Porque eu sou o negociador. Eu posso vender qualquer coisa – pergunte a qualquer um. Exceto… seguros. Não tenho estômago para isso.
Convencer pessoas tão fracas, com tanto medo do futuro, que elas devem confiar a proteção de suas famílias a um pedaço de papel, em algum tipo de promessa corporativa. Que tipo de homem faz isso? Colocar a segurança de sua esposa e filhos nas mãos de estranhos? Pessoas que ele nunca conheceu? Então um dia, esse homem se vai. Sua família fica sozinha. O lobo aparece na porta e… bem, ninguém está preparado para isso.
O lobo, obviamente é o próprio Strand. Afinal, todo este discurso serviu apenas para intensificar os medos e fraquezas de Doug. E então, ele pega a foto da família do pobre homem e lança o ataque final – direto em sua esposa:
Um corpo destes é o passaporte perfeito para ela fisgar o tipo de homem que a ajudará a passar por tudo isso.
Foi o bastante para Doug sair do controle e ser levado para fora da cela. O cara desequilibrado que poderia atrapalhar os planos sai de cena e restam apenas Strand e Nick.
Mas como uma pessoa aparentemente tão sagaz terminou neste lugar? Nick estava doente e Doug mentalmente instável. Ambos eram ameaças claras para ambientes rigidamente controlados. Como já vimos que Strand está saudável (sequer tinha febre), então seu problema provavelmente é comportamental. Talvez ele tenha ido longe demais com suas transações informais entre militares?
Não termina aí. Strand tem uma noção do que está acontecendo, que “o jogo mudou” e que o mundo está voltando para “as velhas regras”. Informações privilegiadas ou olhar aguçado para tudo e todos ao seu redor?
Certamente veremos mais deste distinto senhor no episódio final da 1ª temporada de Fear The Walking Dead. Afinal, ele tem um plano. E uma chave.
Quais suas teorias e expectativas sobre o personagem?