Recentemente teve fim mais um arco dos quadrinhos de The Walking Dead, All Out War (Guerra Total), mas ainda há muitas questões não respondidas.
Rick está tomando a decisão certa? Negan subirá ao poder novamente? Carl fará o que ele acha ser certo? Apesar de que tudo isso será respondido no futuro, algumas outras interessantes questões, menos definitivas, vem à mente no rescaldo desta luta pelo poder. Por que Rick permite que Negan permaneça vivo? Ele teria dado essa mesma oportunidade para o Governador? As atrocidades que Negan cometeu, foram menores do que as do Governador? Negan representou uma ameaça menor? Ou ele foi um tipo diferente de ameaça?
Brian, Governador ou Blake (como preferirem) estava no comando da comunidade conhecida como Woodbury e morreu na batalha da prisão. Embora muito dos moradores de Woodbury pensem que o Governador era um herói, um líder que estava proporcionando segurança e uma vida digna, ele vivia uma vida dupla semelhante ao famoso serial killer Ed Gein, o qual era bem conhecido por matar suas vítimas e manter partes de seus corpos (ele ainda manteve sua mãe morta em sua própria casa).
Além disso, as pessoas que o conheciam o consideravam agradável e charmoso, muito parecido com o Governador. Longe dos olhos de sua comunidade, o Governador sequestrou, estuprou e torturou Michonne, e matou todos os seres humanos não infectados que cruzou seu caminho, os transformando em zumbis para usá-los como entretenimento. Após ter se mutilado, ele buscou vingança e iniciou um ataque à prisão, terminando em inúmeras mortes em ambos os lados da batalha. Este homem obviamente sofria com muitos problemas emocionais, e de longe os mais visíveis era a respeito de sua “filha” e controle.
Negan, o líder do grupo The Saviors (Os Salvadores), costumava utilizar o medo para governar sua comunidade, escravizando mulheres a serem parte de suas muitas “Esposas”, embora talvez a palavra “Propriedade” possa ser mais apropriada.
The Saviors (Os Salvadores) foram ordenados por Negan a atacar comunidades vizinhas caso uma taxa contínua não fosse paga. E para provar isso, Negan espancou Glenn brutalmente até a morte na frente dos membros sobreviventes do grupo de Rick Grimes. No entanto, apesar de Rick e os sobreviventes terem traído e atacado Negan, ele permitiu que eles vivessem. Negan, ao contrário do Governador, é calculista e controla seu temperamento. Pode-se equipará-lo a um ditador, utilizando-se do medo para governar, onde sua punição e política são bem conhecidas por seu povo.
Com estes dois métodos extremos de se governar uma comunidade, Rick se sentiria de forma diferente a respeito do Governador comparado com Negan? Muito parecido com a Série de TV, não foi dada uma escolha para Rick, nunca procura derramamento de sangue, e nos quadrinhos, antes do pessoal de Woodbury atacar, afirma, “Nós estaremos prontos para eles”, e não “Vamos matar o Governador”.
Eventualmente o Governador ataca, e é morto por Lilly, não por um membro do grupo de Rick. Mas se uma chance fosse dada, é justo dizer que Rick teria puxado o gatilho. Levando em consideração, Negan é obviamente poupado por Rick, fato que é um símbolo de humanidade neste mundo apocalíptico.
A principal diferença entre esses dois vilões é a motivação. Um procurava manter-se sem oposição na comunidade que construiu e estava disposto a matar para o entretenimento, e o outro matou para permanecer no controle, para o bem de seu povo.
Contudo, está claro que Rick cresceu. Ele está se tornando uma pessoa que demonstra misericórdia, e já percorreu um longo caminho desde o homem vingativo que vimos durante o arco da prisão. Mas novamente, só o tempo dirá.
O que você acha dessa comparação “Governador VS. Negan”? Será que Rick definitivamente teria matado o Governador se tivesse tido a chance?
Fonte: The Walking Dead