Katsuhiro Harada anuncia saída da Bandai Namco no fim de 2025

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Katsuhiro Harada, diretor-chefe da série Tekken e um dos nomes mais influentes da história dos jogos de luta, revelou que deixará a Bandai Namco ao final de 2025. A decisão marca o encerramento de uma trajetória de três décadas dedicada à franquia, que neste ano celebra seu 30º aniversário.

Em uma carta pública, Harada explica que sua saída é motivada por uma reflexão pessoal sobre “o tempo que lhe resta como criador”, especialmente após vivenciar perdas significativas em sua vida pessoal e profissional. Segundo ele, esse processo o levou a revisar suas prioridades e considerar o momento ideal para encerrar esse ciclo.

Harada confirma que já transferiu suas responsabilidades, incluindo liderança criativa, narrativa e worldbuilding, para a equipe que permanece na Bandai Namco. O processo de transição vem acontecendo há quatro ou cinco anos, período em que o produtor preparou a sucessão interna para garantir continuidade à série.

Ele também relata ter buscado conselhos de Ken Kutaragi, figura histórica da indústria e a quem descreve como uma espécie de segundo pai. As conversas teriam ajudado a reforçar sua decisão.

Confira a íntegra da carta de Harada:

Gostaria de compartilhar que deixarei a Bandai Namco no final de 2025.

Com a série TEKKEN chegando ao seu 30º aniversário — um marco importante para um projeto ao qual dediquei grande parte da minha vida — senti que este era o momento mais apropriado para encerrar um capítulo. Minhas raízes estão nos dias em que eu apoiava pequenos torneios locais em arcades japoneses e em pequenos salões e centros comunitários no exterior. Ainda me lembro de carregar cabines de arcade sozinho, incentivando as pessoas a “Por favor, joguem TEKKEN”, e de encarar diretamente os jogadores bem na minha frente.

As conversas e o clima que compartilhávamos nesses lugares se tornaram o núcleo de quem eu sou como desenvolvedor e criador de jogos. Mesmo com o passar do tempo, essas experiências permaneceram no centro da minha identidade. E mesmo depois que a cena de torneios cresceu muito, muitos de vocês continuaram a me tratar como um velho amigo — me desafiando nos eventos, me convidando para beber nos bares. Essas memórias também são profundamente preciosas para mim.

Nos últimos anos, vivi a perda de vários amigos próximos na minha vida pessoal, e, na minha vida profissional, testemunhei a aposentadoria ou o falecimento de muitos colegas veteranos por quem tenho profundo respeito. Esses acontecimentos acumulados me fizeram refletir sobre “o tempo que me resta como criador”. Durante esse período, busquei conselhos de Ken Kutaragi — a quem respeito como se fosse outro pai — e recebi estímulos e orientações de valor inestimável. Suas palavras me apoiaram silenciosamente na tomada dessa decisão.

Ao longo dos últimos quatro a cinco anos, fui gradualmente entregando todas as minhas responsabilidades, assim como as histórias e o worldbuilding que eu supervisionava, para a equipe, o que me traz ao momento atual. Olhando para trás, tive a sorte de trabalhar em uma variedade extraordinária de projetos — títulos de VR (como Summer Lesson), Pokkén Tournament, a série SoulCalibur e muitos outros, dentro e fora da empresa. Cada projeto foi cheio de novas descobertas e aprendizados, e todos se tornaram experiências insubstituíveis para mim.

A todos que me apoiaram, às comunidades ao redor do mundo e a todos os colegas que caminharam ao meu lado por tantos anos, ofereço minha mais profunda gratidão. Compartilharei mais sobre meus próximos passos em um momento futuro. Muito obrigado por tudo.

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