Em agosto de 2014, o quiz show japonês Quiz! Seriously!? exibiu uma matéria mostrando quatro das principais diferenças entre o processo de criação de animes no Japão e no ocidente, usando One Piece como principal exemplo durante uma visita aos estúdios da Toei Animation.
1. Planos de fundo
O primeiro diferencial são os planos de fundo feitos à mão para garantir um resultado vibrante e ainda sim sutil, o qual não seria possível obter usando algum software.
2. Storyboards
A segunda característica mais importante das animações japonesas são os storyboards. De acordo com Gyarmath Bogdan, produtor da Toei que já trabalhou em várias produções do estúdio, incluindo Dragon Ball: A Batalha dos Deuses, storyboards de obras ocidentais dão apenas um rascunho da ideia geral do quadro, enquanto os storyboards de animes japoneses são bem detalhados.
Eles incluem informações de como os personagens devem se mover, notas sobre a narrativa, explicações e rascunhos das cenas, além de time frames, que depois serão adicionados para assegurar que o tempo total de exibição não ultrapasse 30 minutos.
3. Efeitos Sonoros
A terceira diferença está nos efeitos sonoros. Desenhos americanos contam com orçamentos maiores e mais tempo para concluir cada episódio, o que os possibilita investir mais na edição de som, os efeitos sonoros dos animes são feitos de maneira bastante peculiar, geralmente através do foley, técnica artesanal que consiste em criar ruídos e sons diversos utilizando uma infinidade de objetos.
Hidenori Arai, artista de foley, é o único responsável por todos os efeitos sonoros de One Piece, por isso, ele afirma que os espectadores podem sentir um pouco de sua personalidade em cada episódio. Arai mostrou o local onde a maioria dos efeitos de One Piece são realizados e revelou alguns detalhes de seu trabalho.
No caso de Chopper, por exemplo, ao invés de simplesmente repetir o mesmo som para seus pegadas da direita e da esquerda, diferentes sons são usados para cada casco, fazendo assim que o resultado final fique mais realista.
4. Dublagem
A última diferença importante entre as animações japonesas e as ocidentais é a dublagem. Enquanto os dubladores ocidentais geralmente gravam suas falas separadamente devido a problemas de agenda*, os dubladores de japoneses trabalham todos juntos na mesma sessão de gravação.
Há quatro microfones disponíveis no estúdio e cada dublador se aproxima de um deles para gravar quando chega a sua deixa e depois se afasta, dando lugar ao próximo dublador.
Isso resulta em uma gravação mais dinâmica, além de proporcionar um ambiente mais casual para os dubladores, que podem realmente contracenar um com o outro. Em algumas cenas de batalhas podem haver até 30 pessoas presentes em uma gravação.
O quiz show também mostrou os resultados de uma pesquisa na qual estrangeiros disseram qual heroi de anime mais os inspirava. Monkey D. Luffy ficou em segundo lugar, atrás somente de Goku. Lupin ficou em terceiro lugar, Edogawa Conan ficou em quarto, enquanto Astro Boy e Kenshiro (Hokuto no Ken) empataram em 5º lugar.
Fontes: One Piece Podcast, LOGPIECE
* Além de contornar incompatibilidades de horários, as gravações de vozes geralmente são feitas separadamente no ocidente para garantir uma qualidade melhor do áudio no resultado final, pois fica mais fácil editar cada voz individualmente.