Niantic vende Pokémon GO e toda sua divisão de jogos por US$ 3,5 bilhões para grupo árabe

Geekdama no Google News

A Niantic, desenvolvedora de Pokémon GO, Pikmin Bloom e Monster Hunter Now, anunciou oficialmente a venda de sua divisão de jogos para a Scopely, uma das líderes mundiais no setor de jogos mobile.

O negócio foi fechado por US$ 3,5 bilhões, incluindo também os aplicativos Campfire e Wayfarer.

A venda acontece poucas semanas após rumores indicarem que a Niantic estava negociando sua divisão de jogos. Além dos US$ 3,5 bilhões pagos pela Scopely, a Niantic ainda distribuirá US$ 350 milhões em dinheiro como parte do acordo.

A Scopely é conhecida por desenvolver jogos de grande sucesso no mobile, como Star Trek Fleet Command, Marvel Strike Force e Monopoly Go!, este último sendo um dos maiores lançamentos da história dos jogos para celular.

Em comunicado oficial, a Niantic elogiou a nova proprietária, destacando sua experiência com jogos ao vivo e seu cuidado com as comunidades de jogadores. Além disso, a empresa anunciou que está criando uma nova companhia focada em IA geoespacial, chamada Niantic Spatial Inc.

Futuro de Pokémon GO está garantido

Ed Wu, chefe de Pokémon GO, afirmou que acredita no crescimento contínuo do jogo sob a gestão da Scopely:

“Tenho plena convicção de que Pokémon GO continuará a prosperar como parte da Scopely, não apenas em sua segunda década, mas por muitos anos, mantendo a missão de descobrir Pokémon no mundo real e incentivar as pessoas a explorarem juntas.”

A equipe de desenvolvimento permanecerá intacta, e a Scopely garantiu que seu foco no setor permitirá que os desenvolvedores priorizem o que for melhor para os jogadores a longo prazo. Os co-CEOs da empresa, Javier Ferreira e Walter Driver, reforçaram esse compromisso:

“Os jogadores podem esperar que esses jogos, aplicativos e eventos continuem fiéis às experiências que já conhecem e amam. Nossa função será apoiar e oferecer os recursos necessários para que a equipe da Niantic execute seu ambicioso planejamento.”

Um novo capítulo para Niantic e Pokémon GO

Embora a Scopely tenha adquirido outras IPs da Niantic, Pokémon GO continua sendo o grande destaque da transação. O jogo de realidade aumentada ainda é um dos maiores sucessos do mercado mobile, chegando a 147 milhões de jogadores ativos em 2018 e acumulando mais de US$ 6 bilhões em receita até 2020.

A Niantic, por outro lado, enfrentou dificuldades em 2023, fechando seu estúdio em Los Angeles, cancelando dois projetos e demitindo mais de 230 funcionários. Agora, com a venda de sua divisão de jogos, a empresa aposta em novas áreas, enquanto Pokémon GO segue sob um novo comando.

VER COMENTÁRIOS

Veja mais

Confira mais matérias sobre