Com o Nintendo Direct dedicado ao Switch 2 se aproximando, novos rumores continuam surgindo sobre os bastidores do sucessor do console híbrido. Desta vez, o foco está nos kits de desenvolvimento — os famosos dev kits — usados pelos estúdios para criar jogos no novo hardware.
Segundo John Linneman, do canal Digital Foundry, muitos estúdios de pequeno e médio porte ainda não receberam os dev kits do Switch 2, o que pode prejudicar a preparação de jogos para o lançamento do console. Ele afirma que a Nintendo estaria sendo “muito seletiva” com os desenvolvedores terceirizados que recebem acesso antecipado ao hardware.
“Acho que haverá jogos de third-parties logo no começo, claro, mas parece que muitos estúdios médios e pequenos ainda não têm acesso ao hardware de desenvolvimento”, comentou Linneman.
Nintendo evita estúdios considerados “caóticos”
A possível razão por trás dessa seletividade foi compartilhada pelo insider Imran Khan, em uma publicação no fórum ResetEra. Segundo ele, a Nintendo tem evitado entregar dev kits para empresas que considera instáveis — como o Embracer Group, que estaria na lista de excluídos.
“A Nintendo considerou a Embracer ‘caótica demais’ no momento. Eles estavam com medo de que os kits acabassem em estúdios que seriam fechados logo depois, e que os kits pudessem simplesmente desaparecer”, explicou Khan.
Estratégia em fases
Essas informações reforçam um rumor anterior, que afirma que a Nintendo está adotando uma estratégia em três fases para o lançamento do Switch 2. De acordo com esse plano, muitos estúdios terceirizados só receberiam seus dev kits em junho de 2025, preparando o terreno para a “segunda fase” do ciclo de lançamentos.
Se os relatos forem verdadeiros, é provável que o primeiro ano do novo console seja dominado por jogos first-party e parcerias estratégicas com grandes publishers, com os estúdios menores entrando gradualmente ao longo do ciclo.
Mais detalhes devem ser revelados no Switch 2 Direct, que acontecerá dia 2 de abril.