Os personagens mais relevantes para The Walking Dead tendem a possuir características intrínsecas que nos remetem a eles, como o corajoso Carl, o líder Rick, o traiçoeiro Shane, entre vários outros. Sendo um muito querido: o magnânimo Glenn.
A origem da palavra magnânimo vem do latim, magnus que significa “grande” e anima, “alma”. Alguns dicionários definem como “aquele que apesar dos riscos, age ou pensa em servir desinteressadamente alguém”. Embora seja sinônimo de bondoso, magnânimo define de forma mais especifica o “coreano” (e não japa!).
Foi com essa característica que nos apresentou a ele; ajudando a salvar um, até então, desconhecido que estava preso dentro de um tanque de guerra cercado por zumbis, o Rick. Ele nem sequer sabia a índole daquele que se arriscou para salvar, inclusive: Andrea foi agressiva ao conhecer Rick, pois ele tinha atraído uma horda de zumbis para perto donde estavam. Ou seja, Glenn tinha mais motivos para deixá-lo morrer do que ajudá-lo.
Sua bondade também supostamente o matou (até o momento que esse texto foi escrito, não se tem certeza da morte de Glenn, mesmo havendo mais motivos a acreditar que ele tenha morrido), porque foi um ato de covardia de Nicholas que resultou na brutal morte de Noah em sua frente, o deixando impotente, não apenas isso, mas Nicholas tentar matá-lo, o oriental ainda mostrou sua “grandeza de alma”, perdoou e ainda o ajudou a reconquistar sua dignidade.
Claramente, a maior discussão da 6ª temporada é “perdoar ou matar?”. Rick matou Peter na primeira oportunidade que tivera, afinal, é o modo mais rápido e com menos riscos de resolver os problemas. Quando ele foi orientar a Michonne e Glenn para liderar o pequeno grupo de volta a Alexandria, destacou: “Tentem salvá-los, mas se eles não aguentarem, vocês continuam. Façam de tudo para voltarem!”. No entanto, foi Glenn que sugeriu causar um incêndio para chamar a atenção do zumbis; e no grupo, Scott estava baleado na perna, Annie tinha torcido o tornozelo, e David mordido; ele estava desobedecendo a ordem de Rick.
Portanto, se Glenn tivesse acatado a ordem de Rick e tivesse deixado o grupo para trás, ele poderia estar vivo (ou mesmo, não ter ficado encurralado)? Certamente, contudo, ele teria deixado Scott, Annie e David para morrer enquanto fugia com Michonne e Heath. Porém agir dessa maneira nunca foi cogitado pelo ex-entregador de pizzas, inclusive, ele estaria indo contra a sua própria natureza. Talvez, o preço pela sobrevivência seria caro demais…
Logo, é possível ver um contraste entre Rick e Glenn (entre Morgan e Carol de maneira análoga), que provavelmente definiu o destino deles. Se há algo certo ou errado na atitude dele, é um assunto sobre moralidade que poderia render até mesmo um livro, se fosse analisado todo o contexto que ambos foram inseridos, e todos os argumentos.
Todavia, o coreano; que sempre era o primeiro a se oferecer para ajudar qualquer um, que estava constituindo uma família num mundo pós-apocalíptico; não poderia deixar alguém para trás, devido a sua magnanimidade.