O texto de chamada da edição 122 de The Walking Dead era curto e simples: “Negan tem um plano”. E esta semana, com o lançamento da edição, finalmente descobrimos o que do líder dos Salvadores tinha em mente: lambuzar as armas com gosma de zumbi. Dessa forma eles não precisam se concentrar em matar. Basta machucar, mesmo que levemente para que os feridos na guerra acabem morrendo devido à infecção.
Negan baseia sua ideia no fato de que basta um arranhão ou uma leve mordida de um zumbi para ser infectado. Ou seja, um contato mínimo de um corpo humano putrefato na corrente sanguínea desencadearia a febre mortal. Seria algo parecido com o Dragão-de-Komodo, uma espécie de lagarto cuja mordida é fatal, por causa da quantidade de bactérias presentes.
Os dragões-de-komodo possuem também bactérias na sua saliva […] Estas bactérias provocam septicémia [infecção geral grave do organismo por germes patogênicos. É uma inflamação sistêmica potencialmente fatal.] nas suas vítimas; se uma mordidela inicial não matar a presa e ela escapa, irá normalmente sucumbir no espaço de uma semana devido à infecção resultante.
Contudo, se a infecção em The Walking Dead fosse tão severa assim, Rick, Carl e praticamente todos os personagens já estariam mortos há tempos. Afinal, eles estão frequentemente matando dúzias de desmortos sem muita preocupação em proteger o rosto. Bastaria uma gota de sangue podre nos olhos para estar condenado.
Não precisa ser apenas pelos olhos. Considerando o estilo de vida que os sobreviventes levam, é impossível não ter pelo menos alguns arranhões no corpo com certa frequência – que teoricamente seria fatal ao entrar em contato com zumbis.
E quanto à troca de saliva? O Governador BEIJOU a Penny. Basta vomitar em seguida e está tudo bem? Quando Carl levou o tiro no olho, ele estava camuflado, coberto de gosma de zumbi, inclusive no rosto! Como ele não foi infectado? E quem sabe Morgan teria sobrevivido se Michonne não tivesse amputado seu braço com uma espada suja.
Então o plano de Negan não vai funcionar? Analisando a trama, tudo indica que deve funcionar. E realmente faz sentido. O que não parece fazer muito sentido são esses constantes encontros íntimos com a morte sem consequências.
Outros planos
E além disso, essa seria a única ideia de Negan? Seu ataque consistirá apenas em usar armas infectadas, quando existem tantas alternativas? Por exemplo:
– Continuar com as granadas. Elas não causaram um bom estrago? Praticamente dizimaram Alexandria! Teriam acabado?
– Atacar com zumbis. Rick criou um “No Way Out” para Negan, atraindo uma horda com o barulho dos tiros e janelas quebrando. Por que não fazer o mesmo?
– Cavalos de Tróia. Governador fez essa na 3ª temporada da série de TV. Basta um caminhão com um monte de zumbis dentro e jogá-los no Alto do Morro.
A comunidade do Alto do Morro tem a vantagem estratégica de estar no… alto de um morro! E Rick está trabalhando com a geografia do lugar, inclusive enviando recursos para uma segunda base, que serviria de apoio e refúgio. Negan está mesmo na vantagem, como ele faz questão de alardear?