Após a recente revelação de que a Gomu Gomu no mi na verdade é uma fruta Zoan chamada Hito Hito no Mi, Modelo: Nika (fruta do humano), os fãs começaram a sair em busca de qualquer detalhe que remetesse a essa reviravolta.
E muitos alegam ter encontrado uma evidência bem antiga da real identidade da fruta que Luffy comeu. Mais precisamente, do Databook Blue de One Piece, que foi publicado em 2002 no Japão.
Os Databooks são compilados com diversas informações do universo de One Piece, além de algumas curiosidades inéditas.
Neste Databook há uma seção chamada “Enciclopédia de Akuma-no-mi”, que explica o que são as frutas do diabo e dá alguns exemplos. E para ilustrar é mostrada a Gomu Gomu no mi, com uma seta indicando “Akuma-no-mi tipo Zoon”. Confira:
O texto está no canto inferior esquerdo. Detalhe: “Zoon” é apenas a forma que Zoan era traduzido antigamente.
Então o Databook já afirmava isso há vinte anos?
Na verdade não. Ao ler atentamente todo o texto da página, percebe-se que há outras informações genéricas, como “existe uma incrível variedade de tipos”.
No próprio texto que menciona as frutas Zoan, há uma descrição adicional: “Entre os Akuma-no-mi, há os ‘tipo Zoon’. Com ele, ganha-se o poder de um animal e três tipos de transformações!!”
E logo abaixo temos o Chopper para ilustrar um usuário do tipo Zoan.
Ou seja, a Gomu Gomu no Mi está apenas ilustrando as frutas do diabo de forma geral, por ser a fruta do protagonista de One Piece.
Definitivamente esta não é uma evidência de que a verdadeira natureza da fruta de Luffy havia sido mencionada no passado.
No Brasil os Databooks foram publicados pela Editora Panini.