Memorial de Guerra da Coreia Yongsan anunciou o cancelamento da primeira exibição de One Piece no país, a qual deveria acontecer de 12 de julho a 4 setembro devido a reclamações de ativistas coreanos.
Intitulada One Piece Special Exhibition – Memorial Log: Conclusion of Hard Battles, One After Another (Exibição Especial de One Piece – Memorial Log: Conclusão de Batalhas Difíceis, uma após a outra), o evento contaria com bonecos em tamanho real de diversos personagens e itens especiais, tais como 300 colecionáveis raros, além de esboços e storyboads do anime jamais exibidos publicamente sequer no Japão.
O principal pomo de discórdia foi uma bandeira bastante semelhante à representação do sol nascente que aparece em alguns dos esboços originais do mangá. O sol nascente foi usada pelo Japão até o final da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente durante a invasão nipônica em diversas regiões asiáticas.
O símbolo ainda é considerado uma representação do poderio militar japonês e a presença de um desenho que remetesse ao símbolo na exposição, ainda de que maneira estilizada e fora do contexto original, foi considerado ofensivo pelos ativistas, uma vez que o Memorial é um lugar solene em homenagem à morte daqueles que lutaram pela independência da Coréia durante a dominação japonesa.
Para evitar desconfortos, a organização decidiu cancelar a exibição apenas três dias antes de sua abertura, para infelicidade dos fãs da Coreia do Sul, onde One Piece é bastante popular.
Além disso, esta semana um hotel de luxo coreano se recusou a locar suas dependências para uma comemoração anual da embaixada japonesa. Embora o evento que ter sido realizado no mesmo local em anos anteriores, o hotel alegou ter sido forçado a tomar esta medida devido à inumeras reclamações e ameaças recebidas.
Críticas às políticas administrativas e militares do Japão têm crescido bastante na Coreia nos últimos tempos, criando alguns momentos diplomaticamente tensos entre os dois países.
Fonte: ANN, One Piece Podcast e Japan Times.