O mangá de One Piece está avançando para o clímax do Arco Egghead e os capítulos mais recentes finalmente revelam o motivo pelo qual Bartholomew Kuma salvou os Chapéus de Palha no Arquipélago Sabaody.
Os últimos capítulos do mangá exploraram o passado de Kuma e sua filha Jewelry Bonney em um flashback, que preparou o terreno para o ápice da batalha contra Saturno e a Marinha. Esses capítulos mostraram um vislumbre da personalidade de Kuma antes de ele se tornar uma arma dos Marinheiros.
One Piece: O motivo de Kuma ter salvo Luffy e os Chapéus de Palha
Antes de Kuma abrir mão de sua livre vontade e se tornar uma arma, ele acompanhava as ações de Luffy, impressionando-se com suas habilidades de borracha que lembravam Nika.
Kuma, após ver Luffy e seus amigos em Thriller Bark e sua coragem ao atacar um Dragão Celestial, acreditava que Luffy não estava pronto para os perigos do Novo Mundo.
Consciente de seu tempo limitado e acreditando no futuro de Bonney e Luffy, Kuma decidiu salvar Luffy e sua tripulação, pois via neles a esperança de salvar o mundo.
Kuma e sua crença em Luffy como Nika
Kuma chegou a expressar a Vegapunk, antes de perder completamente sua livre vontade, que acreditava em Luffy como o próprio Nika.
Essa revelação lança uma nova luz sobre as ações de Kuma e sua decisão de proteger os Chapéus de Palha, indicando uma fé profunda no potencial de Luffy e sua tripulação.