Em uma recente entrevista, Eiichiro Oda, o autor de One Piece, falou sobre sua inspiração para criar o Santoryu, o estilo de luta com três espadas de Roronoa Zoro, um dos personagens mais adorados do mangá.
Segundo Oda, a técnica do Santoryu foi inspirada em uma figura histórica real do Japão: Musashi Miyamoto.
No Japão, havia um espadachim na vida real chamado Musashi Miyamoto, considerado o maior de todos os tempos, e ele era conhecido por usar duas espadas. Minha ideia infantil era simplesmente tornar Zoro ainda melhor ao dar-lhe mais uma espada.
Como Oda informa em sua breve explicação, Musashi Miyamoto possuía um estilo de luta único, o Niten Ichi-ryu, que envolvia o manejo de duas espadas.
Acredita-se que Miyamoto tenha participado de mais de 60 duelos ao longo de sua vida, sem jamais ser derrotado.
Além de sua habilidade com a espada, Musashi Miyamoto também foi um estrategista militar, artista, escritor e filósofo. Seu livro O Livro dos Cinco Anéis é até hoje uma referência em estratégia, não apenas no campo de batalha, mas também em diversos setores da vida moderna.
Uma vez que o sonho de Zoro é se tornar o maior espadachim do mundo, a inspiração de Oda em um dos maiores espadachins que já viveu faz sentido.