No mundo de One Piece, geopolítica é um tema recorrente. Seu criador, Eiichiro Oda, pouco a pouco vem preenchendo as lacunas que ainda faltam na história deste universo incrível, ainda mais agora que a obra atingiu sua reta final.
E para atestar esse fato, o mangá recentemente revelou o verdadeiro nome de um dos Gorosei.
Os Gorosei, são cinco “figurões” que regem aproximadamente 170 países afiliados a organização conhecida como Governo Mundial. Basicamente, exercem domínio sobre o mundo inteiro de One Piece, atendendo apenas a uma criatura misteriosa denominada Im-sama.
Os Gorosei nunca tiveram seus nomes divulgados, até o capítulo 1073, com a aparição do Saint Jaygarcia Saturn, que ‘abrasileirando’ fica: São Jaygarcia Saturno.
No Twitter, um fã expôs uma teoria convincente sobre o homem e sua organização.
Os Gorosei são frequentemente traduzidos como “Cinco Estrelas Antigas”, mas uma tradução mais precisa é “Cinco Planetas Antigos”. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e, claro, Saturno, são estes os planetas mais antigos em que acreditava-se girar em torno da Terra e ao lado da Lua.
Tal modelo geocêntrico pode ser visto até na Biblioteca de Ohara, onde vemos a Lua + 5 planetas ao redor do globo.

A partir daí, a síntese também aponta os três planetas restantes do sistema solar que os cientistas descobriram após os cinco primeiros. Urano, Netuno (Poseidon) e Plutão inspirando as armas ancestrais discutidas em One Piece, por diversas ocasiões, como em uma conversa da Nico Robin com o rei dos tritões, Neptune (capítulo 650).

Referente aos Gorosei, isso é tudo de novidade que se tem por agora.
Cabe um adendo aqui: é genial como Oda consegue trazer até mesmo a astronomia para sua história. Mas e aí, você concorda ou discorda dessa teoria?