O volume 111 do mangá de One Piece foi lançado esta semana no Japão e com ele temos mais um SBS, a seção em que Eiichiro Oda, o autor do mangá, responde às perguntas dos fãs.
Oda mantém seu típico humor nonsense em todos os SBS, portanto várias perguntas e respostas são simplesmente sem sentido. Encare as respostas que não contêm revelações de forma descompromissada.
O volume 111 de One Piece foi lançado no dia 4 de março de 2025 no Japão, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.
One Piece Volume 111: SBS
Primeira pergunta
Leitor: Eu quero saber qual seria a reação de Arlong quando ele descobriu que Jinbe se juntou aos Chapéus de Palha. – Por Kuboshow
Oda: Claro.

Segunda pergunta
Leitor: Se Luffy tivesse seis satélites como Vegapunk, como eles seriam? – Por Yukita.
Oda:

Terceira pergunta
Leitor: Eu não entendo muito bem como a Cross Guild opera. Falo de operar como uma empresa, mas eles são realmente lucrativos? Se eles derem dinheiro a qualquer civil que capture marinheiros, acho que eles iriam à falência muito rápido. – Por Yuutan
Oda: A própria existência da Cross Guild é um grande problema para os marinheiros. O medo de ser atacado por qualquer pessoa em qualquer lugar derrubou bastante o moral deles. Isso desacelera as operações da Marinha, tornando mais fácil para as “empresas obscuras” do submundo operarem, o que significa que elas ganham mais dinheiro. A Cross Guild serve como uma fachada pública, com as empresas obscuras pagando pelas quantias de recompensa.
Além disso, há um lado negro deste mundo que aposta em “qual marinheiro será morto?”, o que resulta em ainda mais dinheiro da sociedade contribuindo para este fundo. Então, na realidade, eles estão realmente lucrando bastante.
Quarta pergunta
Leitor: Não vejo mais em One Piece os balões de fala verticais como na maioria dos outros mangás japoneses. Textos longos geralmente são divididos em várias linhas ou balões de fala. POR QUE ISSO?!! – Por “Cartão de Ano Novo”
Oda: Ah… Então você percebeu, risos. Por um momento você me assustou. Veja, originalmente eu usava muitos balões de fala verticais, até que uma vez peguei o mangá no exterior tentando colocar as palavras escritas horizontalmente em balões de fala verticais, e tudo ficou muito espremido.
Há muitos países onde os idiomas são escritos horizontalmente, então desde então os balões de fala são projetados para serem fáceis de ler, não importa para qual idioma sejam traduzidos.
Quinta pergunta
Leitor: Existe um nome para os penteados dos Dragões Celestiais que parecem um “banana coco”? – Por Tarou

Oda: Espera, a ponta de uma banana é chamada de “banana coco”?! Risos, eu não esperava por isso. Embora, pelo que eu pude ver, não há um nome oficial para isso, mas não é sobre isso que essa pergunta se trata! Risos
Certo, onde estávamos… certo, o penteado do Dragão Celestial. Ele é chamado de “Abridor Nobre” (ノーブルオープナー/高貴オープナー). É fácil de lembrar porque parece um abridor de vinho. Vocês abririam uma garrafa com isso?!
Sexta pergunta
Leitor: Minha mãe, que costumava pensar que anime era para crianças, e meu amigo, que não se interessava por mangá, começaram a ler mangá depois de assistir ao Live Action e ficaram completamente viciados! Fiquei muito feliz! Oda-sensei, você realmente não é humano. Que tipo de fruta do diabo você comeu para conseguir fazer o mangá e o Live Action ao mesmo tempo?! – Por XK
Oda: Aaah, isso me deixa tão feliz!! XK-chan parece ser uma leitora estrangeira, mas é disso que se trata! O fato de sua mãe achar que anime é para crianças. No exterior, é bem comum que adultos não assistam anime ou leiam mangá. Há muito tempo, era a mesma coisa no Japão também. Seria muito divertido se houvesse uma “revista global” onde crianças e adultos de todo o mundo pudessem ficar na expectativa para serializar mangás. Isso me motivaria ainda mais.
Sétima pergunta
Leitor: Odacchi! Por favor, mostre-nos mais uma vez a “Fusão Milagrosa” de 20 anos atrás (Do SBS do volume 33)! Como vai ficar? Vamos ver o Super Gargon 3?!!!
Oda: Vamos ver!! Oh meu Deus! Ele despertou!!

Oitava pergunta
Leitor: Oda-sensei, olá!! Outro dia na escola, comecei a girar para fazer o Diable Jambe do Sanji, mas meus amigos simplesmente me ignoraram. Eu fiz algo errado? – Por “O nome do Besouro do Cáucaso é Besouro do Cáucaso”
Oda: Esta é a sociedade em que nós vivemos.
Nona pergunta
Leitor: Shaka disse que os usuários de frutas do diabo do tipo Zoan geralmente acabam perdendo suas personalidades quando despertam, então isso significa que as feras carcereiras de Impel Down eram pessoas cujas personalidades foram tomadas por suas frutas?
Oda: Sim! Foi por pouco, Lucci.
Décima pergunta
Leitor: Hanafuda, que foi revelado no SBS do volume 109, é o pai de Ulti e Page One?
Oda: O QUÊ?! Você está falando do antigo Shichibukai que foi derrotado por Ace. E eu aqui pensando que estava sendo sorrateiro… ah, bem. Sim, ele é o pai deles. O importante a entender aqui é o relacionamento de Hanafuda e Kaidou.

Embora tenham entrado em conflito no passado como piratas, como compartilhavam objetivos semelhantes, Hanafuda e Kaidou uniram forças.
E então o hobby de Hanafuda de colecionar frutas Zoan ancestrais era para fortalecer os Piratas das Feras. Hanafuda era fascinado pela força de Kaidou e foi um dos que trabalharam duro para torná-lo o Rei dos Piratas.
Depois de ser derrotado por Ace e destituído de seu título de Shichibukai, Hanafuda foi morto por piratas que guardavam rancor contra ele enquanto ele estava indo encontrar seus filhos.
Décima primeira pergunta
Leitor: Olá, Oda-sensei! O Shanks só tem um braço, então como ele arregaça as mangas? – Por “Bolsa de Valores Americana”
Oda: O quê?! Essa é uma pergunta capciosa!! Você levantou um bom ponto… No entanto, não se preocupe. É um tipo especial de camisa!! Como você sabe, há vários tipos de camisa por aí. Há camisas com mangas curtas, mangas compridas, mangas enroladas… ← E é essa. Ele usa camisas de manga enrolada. Você já viu Shanks sem mangas enroladas?! Hein?!
Décima segunda pergunta
Leitor: Odacchi, olá!! No capítulo 967, a ponte que os Piratas do Roger e Oden viram era Tequila Wolf? Ou era Bourbon Wolf? Qual é o nome do planeta em que Luffy e os outros se aventuram? – Por Kiri

Oda: Hu-huh?! O quê?! Essa é uma pergunta capciosa!! Ehm, primeiro de tudo, o planeta é chamado de “Bluestar” (青色の星). E agora, quanto à ponte que Oden viu… na verdade ela não é Tequila Wolf!! Você entendeu o que eu quero dizer? Não direi se é Bourbon Wolf, mas definitivamente não é Tequila Wolf. Essa é a minha resposta!! Com o capítulo 1125, agora sabemos que há quatro pontes, mas lá no capítulo 967 você não poderia ter pensado nisso, então como chegou a essa conclusão? Isso é incrível.
Nota: O nome do planeta “Bluestar” já foi mencionado na história de capa da Enel (capítulo 472), então isso não é novidade.
Décima terceira pergunta
Leitor: Sobre as frutas do diabo artificiais, o que acontece quando o usuário morre?
Oda: Elas reaparecerão como uma fruta novamente, certo? Não!! Elas simplesmente desaparecem!!
Décima quarta pergunta
Leitor: Olá. Meu pequeno Oda! Quero saber como Kid roubou o Poneglyph da Big Mom! Muitos beijos! – Por Catela Valentin
Oda: Claro. Você é da França, certo? Essas traduções erradas são muito fofas. Eu aceito seu bisous ♡
Então, basicamente, Kid atacou um navio dos Piratas da Big Mom e derrotou o Comandante Snack. Snack implorou por sua vida, então Kid pediu em troca que trouxessem uma cópia do Road Poneglyph antes de ir embora. E isso é tudo, sério. Ao ir embora, o mundo começou a dizer que Kid fugiu da Big Mom, mas na realidade ele já havia alcançado seu objetivo.
Décima quinta e última pergunta
Leitor: Jinbe escova os dentes com o mesmo tipo de escova de dentes que Luffy e os outros? Parece que seria difícil fazer isso com uma escova de dentes do mesmo tamanho… – Por Tarou
Oda: Jinbe escova os dentes com uma escova de limpeza de cabo-tawashi (escovas grandes para limpar pias, etc.), mas ele só é meticuloso com suas grandes presas. Para o resto dos dentes, ele os substitui uma vez por semana com um simples “pop!!”. Como um tubarão, seus dentes crescem de volta facilmente.

Fim do SBS.