A PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) enviou uma carta aberta ao presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, solicitando a remoção da argola do nariz da vaca, um dos personagens jogáveis em Mario Kart World.
Segundo a organização, os anéis nasais são utilizados pelas indústrias de carne e laticínios para “explorar, controlar e até arrastar os animais até a morte”. A carta afirma ainda que os objetos são “brutalmente perfurados através do septo sensível de vacas e touros, podendo causar dor e desconforto duradouros”.
Na mensagem, a PETA reconhece o carisma da personagem, mas critica o detalhe visual:
“O anel de latão no nariz da Vaca minimiza a violência e a crueldade do mundo real contra os animais. Por isso, pedimos que dê a essa adorada bovina uma pequena, mas significativa atualização: remova o anel do nariz e deixe-a correr livremente.”
O texto também cita que em muitos casos bezerros recebem anéis com pontas para que mamar se torne doloroso para a mãe, forçando a rejeição. Em touros, as argolas podem ser presas a correntes, aumentando ainda mais o controle por meio da dor.
A carta termina com uma piada: “Deixem os anéis para o Sonic e permitam que a Vaca respire livremente!”
Ainda não houve resposta oficial da Nintendo ao pedido da PETA.