A disputa judicial entre a Nintendo e a desenvolvedora Pocketpair, criadora de Palworld, ganhou um novo desdobramento no Japão. Segundo o site Gamesfray, o Escritório Japonês de Patentes (JPO) rejeitou uma das patentes usadas pela Nintendo no processo, relacionada às mecânicas de captura de monstros.
O órgão alegou que o pedido não apresentava um “passo inventivo”, ou seja, não trazia uma inovação suficiente para ser considerado uma ideia original. De acordo com a decisão, o conceito de capturar criaturas já existia em jogos anteriores a Pokémon, e a proposta da Nintendo não demonstrava uma execução única ou criativa o bastante para justificar a patente.
Mesmo com o revés, a Nintendo ainda pode tentar reverter a decisão. A empresa tem a opção de contestar a avaliação do examinador de patentes ou recorrer ao Tribunal Superior de Propriedade Intelectual do Japão (IPHC).
Ainda que a apelação não tenha sucesso, a decisão do JPO não é vinculante para o juiz responsável pelo processo contra Palworld, mas pode enfraquecer significativamente a argumentação da Nintendo.










