A Nintendo revelou que Pokémon Legends Z-A recebeu a classificação E10+ (para maiores de 10 anos) do Entertainment Software Rating Board (ESRB), devido à “violência fantasiosa”.
Essa é a primeira vez que um jogo principal da série Pokémon recebe essa classificação. Até então, todos os títulos da linha principal tinham a classificação E (para todas as idades), geralmente por “violência fantasiosa leve”. Antes de Legends Z-A, apenas os jogos da série Pokémon Rumble receberam a classificação E10+.
O que motivou a nova classificação?
A mudança pode estar relacionada ao novo sistema de batalhas em tempo real, que permite aos jogadores comandar Pokémon diretamente durante os combates. Isso seria similar ao que acontece em Pokémon Rumble, que também tem batalhas em tempo real, embora com brinquedos ao invés de Pokémon reais.
Outra possibilidade levantada pelos fãs é que o jogo tenha uma trama mais sombria, já que Pokémon X e Y, que também se passam na região de Kalos, apresentavam temas mais pesados. No entanto, como outros jogos recentes da franquia já tocaram em histórias mais sérias sem ultrapassar a classificação E10+, essa teoria parece menos provável.