Os jogos de Pokémon sempre apresentam três monstrinhos para os jogadores escolherem no início da aventura, e eles são sempre dos tipos grama, fogo e água.
Mas por que sempre estes mesmos três tipos? Segundo o criador da franquia, Satoshi Tajiri, a ideia era fazer uma escolha simples e fácil para os jogadores iniciantes, além de proporcionar um equilíbrio entre os tipos de Pokémon.
Os tipos grama, fogo e água são considerados a base dos tipos elementais, e cada um tem suas vantagens e fraquezas em relação aos outros.
- O tipo grama é forte contra o tipo água, mas fraco contra o tipo fogo;
- O tipo fogo é forte contra o tipo grama, mas fraco contra o tipo água;
- O tipo água é forte contra o tipo fogo, mas fraco contra o tipo grama.
Isso faz com que a escolha do inicial seja importante para as batalhas no decorrer do jogo.
De onde vêm os Pokémon iniciais e como são escolhidos?
No anime de Pokémon, os iniciais são entregues pelos respectivos Professores Pokémon de cada região aos treinadores iniciantes que se qualificam para começar sua jornada.
O anime não explora a origem dos iniciais em si, mas sim o processo de escolha dos treinadores e a jornada que eles empreendem com seus Pokémon escolhidos.
Por conta disso teorias sugerem que os Pokémons vem de ovos que se chocam e o professor os coloca em uma pokebola para que o aluno faça sua escolha, outra alternativa, temos como exemplo, o Professor Birch, que captura e cria seus próprios Pokémons iniciais da natureza.
A partir daí, ele os cria até achar que estão prontos para serem entregues aos Treinadores. No entanto, não se sabe se os outros professores fazem o mesmo ou esperam apenas pelo ovo Pokémon chocar.