Misty, uma das personagens principais do anime Pokémon, deixou a série na 5ª temporada, durante a saga Johto. A razão de sua saída não foi completamente esclarecida, mas acredita-se que tenha sido uma decisão criativa dos produtores da série.
Na época, a franquia Pokémon estava expandindo seu universo, com novos jogos e novas regiões a serem exploradas no anime. Alguns acreditam que os produtores queriam trazer um elenco mais jovem e diversificado para a série, e a saída de Misty pode ter sido uma maneira de dar lugar para novos personagens, como May e Dawn, que se juntaram a Ash na jornada, ambas em busca da participação nos contests de coordenação e têm o mesmo sonho de vencer o Grande Festival .
Outra teoria apresentada é sobre o motivo pelo qual Misty teve que retornar para seu papel de líder de ginásio. Devido às carreiras e viagens de suas irmãs, Misty então teve que voltar para seu antigo trabalho.
E mesmo que ela pudesse participar dos contests, seu verdadeiro sonho era se tornar uma mestre de Pokémon tipo água. Então, olhando dessa forma, faz sentido Misty ter voltado para o ginásio de Cerulean.
Mas e o Brock?
Mas muitos fãs ainda se perguntam por que Brock continuou sua jornada com Ash por mais tempo, enquanto Misty teve que retornar mais cedo, já que ambos tinham deveres como líderes de ginásio.
Brock foi extremamente importante para a série, visto de uma perspectiva construtiva da trama. O líder do ginásio de Pewter foi de grande ajuda para Ash e seus companheiros de jornada, talvez por ser o adulto, ele era responsável por preparar comida e tinha conhecimentos médicos para tratar os Pokémons, tudo isso enquanto viajavam de cidade em cidade.
Além disso, Brock foi um grande mentor para Ash durante toda a jornada, fazendo comentários em batalhas e dando dicas para o protagonista, tornando-se alguém indispensável para a série até a hora de sua saída da jornada. Sem contar seu alivio cômico na serie.
Independentemente da razão de sua saida, Misty continua sendo uma personagem querida pelos fãs de Pokémon e sua contribuição para a série e sua dinâmica com Ash é lembrada com carinho.