Apesar de Pokémon ser uma franquia voltada para o público infantil, ao longo de quase três décadas de existência diversas teorias assustadoras foram ganhando popularidade.
Essas teorias ganham ainda mais força por conta dos vários easter eggs presentes nos jogos. Confira algumas das mais famosas a seguir.
10. Ditto foi criado para a ajudar a repopular os Pokémon
Uma teoria sugere que Ditto, aquele Pokémon estranho com formato de geleca e sorridente, seja um experimento fracassado.
Como Ditto Ditto pode se transformar em outros Pokémon, esta teoria indica que ele seria um experimento de laboratório focado em procriar com espécies ameaçadas de extinção.
9. Os Pokémon fantasmas são Pokémon mortos
Essa teoria sugere que os Pokémon fantasmas são os espíritos de outras criaturas que morreram no mundo Pokémon.
Os fãs teorizam essa origem por anos, e existe certa lógica nela, como por exemplo a similaridade de Gengar e Clefable, assim como Gastly e Cloyster.
O exemplo mais aterrorizante desta teoria é Mimikyu, que seria um Dedenne morto que usa uma roupa de Pikachu para que seja amado de alguma forma, já que não foi amado enquanto vivo…
8. Humanos também são Pokémon
Essa teoria sugere que a linha que separa humanos e Pokémon está cada vez mais menor e que há Pokémon que eram almas de pessoas antes de morrerem, como Yamask.
Muitas das entradas do Pokédex de Yamask falam sobre como ele é um espírito de uma pessoa que faleceu. Uma das entradas mais recentes de Yamask vem de Pokémon Shield, que diz: “O espírito de uma pessoa de uma era passada tornou-se este Pokémon. Ele vagueia por ruínas, procurando alguém que conheça seu rosto.”
7. A Grande Guerra Pokémon matou os adultos
Ao longo da franquia Pokémon, há poucos personagens adultos que são relevantes para a trama. Treinadores de Pokémon, assim como líderes de ginásio, geralmente são crianças ou adolescentes em vez de adultos.
A teoria da Grande Guerra Pokémon sugere que antes do primeiro jogo de Pokémon, houve uma guerra brutal e sangrenta que utilizou o incrível poder dos Pokémon. As repercussões da energia dessa guerra foi tao grande que houve a perda de inúmeras vidas adultas.
6. Phantump são crianças perdidas
Phantump é um Pokémon que se diz ser o resultado de um espírito possuindo um toco de árvore. As leituras da Pokédex sobre ele são perturbadoras, “Com uma voz como a de uma criança humana, ele chora para atrair adultos para o fundo da floresta, fazendo com que eles se percam entre as árvores.”
Talvez esta nem seja uma teoria, mas sim uma afirmativa presente na historia do jogo e no mundo Pokémon, onde os Phantump são almas de crianças que morreram perdidas na floresta.
5. Pokémon Go pratica o canibalismo
Há uma teoria sinistra sobre os doces no jogo Pokémon Go. Quando você transfere um Pokémon para o Professor Willow, você recebe doces próprios do monstrinho transferido.
Mas o que acontece exatamente para o Pokémon gerar estes doces? E se os doces fossem feitos… do próprio Pokémon!?
Em seguida, você pode fazer com outro Pokémon da mesma espécie coma este doce para ficar mais forte. Ou seja… teríamos Pokémon se alimentando de outros da mesma espécie para se fortalecerem.
4. A origem de Cubone
Uma das teorias mais clássicas. O crânio que Cubone usa na sua cabeça seria de uma Marowak, que é sua mãe falecida.
Embora nunca seja confirmado ou negado nos jogos, essa teoria assustadora é uma das mais famosas. Também é falado da possibilidade de serem outros Pokémon, no caso de Charmander pegar o crânio de sua mãe Charizard que foi morta.
3. MissingNo é um Pokémon corrompido
MissingNo é provavelmente o bug mais famoso da primeira geração de Pokémon. Trata-se de um uma falha do sistema em pegar o número correto do Pokémon na tela de batalha (por isso o nome MissingNo – número ausente).
Esses Pokémon-falha são frequentemente acompanhados pelos gritos de outros Pokémon, o que levou alguns jogadores a criar a teoria de que MissingNo são na verdade uma forma de Pokémon corrompido.
Encontrar esses Pokémon também é conhecido por causar falhas dentro do jogo, como problemas com salvamento e gerenciamento de itens.
2. Red é perseguido pelo seu pai
Red é o treinador jogável na primeira geração dos jogos de Pokémon. A história de Red sugere que seu pai está desaparecido durante toda a jornada, mas uma teoria popular entre os fãs sugere que o pai de Red estava lá o tempo todo.
Não há evidências que sugerem que o pai de Red morreu, então a teoria de que ele esteve lá o tempo todo começa a fazer sentido.
Mas então quem seria o pai de Red? Lembra do homem que está na entrada de cada ginásio, dando dicas para Red? Ele seria seu pai, sempre presente para acompanhar a evolução de seu filho.
E por que ele nunca se revelou? Talvez o pai de Red não queira acompanhar a evolução de seu filho, mas sim persegui-lo…
1. Pessoas morreram por causa da música de Lavander
Uma das teorias mais famosas e assustadoras é a “Síndrome da Cidade Lavender”. Diz-se que a música tema da cidade de Lavender em Pokémon Red e Blue foi responsável por várias mortes e suicídios entre crianças no Japão.
A música foi supostamente projetada para ser desagradável para os ouvidos humanos e causar dor de cabeça e mal-estar.
Embora essa teoria seja amplamente desacreditada, ela ainda é assustadora para muitos fãs de Pokémon. Isso se da também pelo fato da musica ter sido alterada pelos desenvolvedores.
Ouça a versão original acima, direto da versão beta de Pokémon Red/Green, por sua própria conta e risco.
Você já conhecia todas estas teorias? Qual delas é a mais assustadora para você?