A edição 126 de The Walking Dead apresentou o final do arco ALL OUT WAR, a tão comentada guerra entre os quatro grupos de sobreviventes: Alexandria, Alto do Morro e Reinado contra os Salvadores.
Os que tiveram a chance de ler a edição (disponível para leitura online em inglês no site Comixology) provavelmente ficaram surpresos com o desenrolar dos acontecimentos. Rick havia ferido Negan mortalmente no final da edição 125, mas foi absolutamente contra a morte do vilão, mesmo após ele ter quebrado sua perna. Ele agiu bem?
Olho por olho
Rick já tentou matar Negan antes, mas sempre em situações de confronto, onde existia uma ameaça direta. A diferença é que desta vez Rick conseguiu criar uma situação em que Negan e suas forças fossem incapacitadas. E após uma breve luta, Dwight assumiu a liderança e bateu em retirada com os Salvadores, deixando Negan, já inconsciente devido ao ferimento no pescoço, para trás.
O desfecho que todos estavam esperando, inclusive muitos leitores dos quadrinhos, era que tudo acabasse naquele momento, com Negan sendo deixado para agonizar até a morte. Ao invés disso, Rick partiu em sua defesa, não para que ele fosse executado em praça pública, como Andrea sugeriu, mas para que fosse julgado e condenado de forma civilizada. Ao agir desta forma, Rick imagina estar abrindo mais uma porta rumo ao retorno da civilização, onde TODOS têm direito a um julgamento, inclusive o mais sádico dos assassinos.
Por mais que cause revoltas, esta é uma nítida evolução do personagem (e do meio em que vive), que tempos atrás, durante o arco da prisão, não enxergava outras filosofias de vida (ou sobrevivência) além de “você mata, você morre” e “você mata, você vive”. Rick espancou Thomas, indo muito além da legítima defesa pelo ataque à Andrea, agindo como justiceiro pelo assassinato das filhas de Hershel. E sua sentença foi imediata: enforcamento público.
Rick estava errado em agir daquela forma com Thomas? Difícil dizer. Ele estava respondendo à altura em uma época de barbárie e extremos.
Rick está errado em agir desta forma com Negan? Também é difícil dizer. Ele está tentando criar um ambiente melhor para criar Carl, e para todos.
Retorno à civilização
Pelo visto Carl é um dos que mais precisam de um ambiente mais civilizado, já que estava prestes a executar Negan. Por mais que ele aja como adulto, ainda é uma criança (o ator da série de TV está bem mais velho que a versão da HQ), que infelizmente já matou muitas pessoas por necessidade.
Será que vale a pena prosseguir com as execuções, aos custos de perpetuar o sentimento de selvageria e de perda da humanidade? Rick mais do que todos sabe como é este sentimento. Se você não parar, fica cada vez mais fácil matar as pessoas.
Claro, essa nova postura não significa que criminosos ficarão impunes. Veremos na edição 127 se Rick conseguirá manter sua convicção de julgar e condenar Negan à prisão pelo resto de sua vida.
Na sua opinião, Rick deveria ter matado Negan? Vote e comente conosco!