Sakurai diz que desenvolvedores japoneses devem focar no público local, não no Ocidente

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Masahiro Sakurai, criador de Super Smash Bros. e Kirby, afirmou que os desenvolvedores japoneses deveriam priorizar o público doméstico em vez de tentar agradar jogadores ocidentais.

Segundo ele, quem joga títulos japoneses espera justamente algo diferente dos jogos desenvolvidos no Ocidente.

“Jogadores estrangeiros buscam o estilo japonês”

Em entrevista ao site japonês Entax, Sakurai comentou que, no passado, era comum que estúdios japoneses tentassem “americanizar” seus jogos devido ao sucesso de produções ocidentais. No entanto, ele acredita que essa abordagem não é mais necessária.

“A tendência na indústria de games é que os japoneses façam jogos para o gosto do público japonês”, disse Sakurai. “Sinto que os jogadores estrangeiros que gostam de jogos japoneses não estão buscando algo ocidentalizado, mas sim algo único e interessante vindo do Japão.”

Ele acrescentou que os desenvolvedores devem criar jogos do jeito que acham certo, e que aqueles que se identificarem com essas experiências irão aproveitá-las.

Sakurai também já comentou anteriormente sobre a importância de equilibrar a criatividade com as necessidades do mercado. Ele comparou a indústria de games com a de brinquedos, onde adultos criam produtos para crianças mesmo sem fazerem parte desse público.

Como exemplo, citou Kirby’s Dream Land, seu primeiro jogo. Apesar de não ser um título que o atraía como jogador experiente, ele sentiu que era importante criar algo acessível para crianças e novatos nos games.

Sakurai recebeu recentemente o Art Encouragement Prize for New Artists, concedido pelo governo japonês, não por seus jogos, mas por sua série no YouTube, Masahiro Sakurai on Creating Games. A Agência de Assuntos Culturais do Japão destacou que o canal teve grande impacto ao compartilhar conhecimento sobre desenvolvimento de games de forma clara e acessível, alcançando tanto o público japonês quanto internacional.

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