Após semanas difíceis na estrada, sem abrigo e sofrendo com escassez de água e comida, Rick e seu grupo finalmente encontram um pouco de alento em Alexandria. No entanto, a adaptação para alguns deles têm sido complicada. Especialmente para Daryl.
Apesar do grupo ter recebido moradia decente, alimentação e roupas, Daryl não parece se sentir confortável e continua vestindo suas roupas surradas, se recusando até mesmo a tomar banho. E, mesmo com comida disponível, ele preferiu esfolar um gambá na varanda da casa e continua caminhando sempre com sua besta.
Em sua entrevista com Deanna Monroe, a líder da comunidade, ele se recusou até mesmo a se sentar, parecendo quase determinado a ser intransigente. Ao ser perguntado se queria mesmo estar ali, ele se limitou a responder que Carl e Judith merecem um teto.
Enquanto todos receberam funções na comunidade, Deanna confessou que ainda precisa descobrir como alocar Daryl. Mesmo sendo um ótimo rastreador, ele não foi incluso por Deanna no grupo designado para fazer buscas por suprimentos. Teria ela previsto que seria inviável colocar uma pessoa com o temperamento de Daryl sob liderança de seu filho Aiden, que demonstrou ser arrogante e imaturo?
Durante a briga entre Glenn e Aiden, Daryl atacou Nicholas ferozmente quando o mesmo tentou ajudar seu amigo. Habituado a permanecer a defensiva, Daryl não demonstrou discernimento entre uma situação de risco real e um mero desentendimento e foi necessária a intervenção de Rick para que Daryl não matasse Nicholas naquele momento.
O personagem teve um passado conturbado, com histórico de agressão e abuso familiar. Desde sua apresentação na primeira temporada da série, Daryl se mostrou antissocial e agressivo. O convívio com o grupo em todas as dificuldades inerentes de um apocalipse zumbi o fez se sentir útil e aceito. Ele começou a se abrir mais para personagens como Carol e Beth. Rick chegou até mesmo a afirmar que via Daryl como um irmão.
Em situações extremas de sobrevivência, ele conseguiu provar seu valor. Estaria ele duvidando agora de sua importância para o grupo em um ambiente onde, aparentemente, ele tem pouco a acrescentar?
Como o personagem não existe nas HQs, é difícil prever o que lhe aguarda no futuro. Deanna confessou que já havia exilado pessoas no passado e Rick comenta em um dos vídeos promocionais do 13º episódio que Daryl está sendo vigiado.
Ela estaria pensando em se livrar de Daryl? Caso tente realmente expulsá-lo da comunidade, como Rick e os demais iriam reagir?
No 3º sneak peek divulgado pela emissora AMC, Daryl flagra Aaron numa aparente tentativa de segui-lo. O recrutador de Alexandria se impressiona com a capacidade de Daryl distinguir um zumbi de uma pessoa apenas pelo som.
Em seguida, ele pergunta se Daryl também sabe distinguir uma pessoa boa de uma pessoa má. Daryl se limita a dizer que não há mais muita diferença.
Seria possível que Aaron esteja considerando Daryl como um parceiro em potencial para suas expedições em busca de novos habitantes para Alexandria?
Eric, que costumava acompanhar Aaron nesta tarefa, atualmente está ferido e talvez as habilidades de Daryl para rastrear e sua natureza desconfiada o tornem inestimável para Aaron nesse tipo de empreitada. Com sua natureza sociável e paciente, Aaron poderia ajudar Daryl a se integrar melhor na comunidade.
Daryl conseguirá se adaptar ao estilo de vida de Alexandria?
Deixe seu palpite sobre o destino do personagem nos comentários!