Uma das maiores surpresas da adaptação de The Walking Dead para a série de TV foi a morte de Andrea. A personagem, interpretada por Laurie Holden, faleceu na 3ª temporada da série, última comandada pelo showrunner Glen Mazzara, que saiu da série devido a desentendimentos criativos.
Scott Gimple, atual responsável pela série, disse várias vezes que iria readaptar diversos acontecimentos dos quadrinhos e alguns indícios levam a crer que Andrea talvez seja ressuscitada em Sasha.
Atiradora
Nas HQs, Andrea não só é uma das sobreviventes mais aptas, mas também se tornou uma atiradora exímia. A personagem de Laurie Holden na série começou a desenvolver a habilidade na 2ª temporada com o auxílio de Shane, mas nunca teve a oportunidade de mostrar seu todo potencial como atiradora.
Nesta temporada, Sasha começou a exibir uma ótima pontaria em diversas ocasiões. É ela quem acerta o pneu do carro policial em fuga e um zumbi durante as negociações de Rick no hospital para reaver Beth, além de matar os cachorros que serviram de alimento para o grupo na estrada rumo a Washington e ter se voluntariado para ser sentinela na torre de vigia, mesma função de Andrea nas HQs ao chegar em Alexandria.
Sasha também mostra espírito de liderança desde a 3ª temporada da série, organizando grupos de busca e fazendo parte do conselho que tomava as decisões administrativas da prisão.
Amy e Tyreese
Outra semelhança, é a perda de sua família. Andrea perde Amy, sua irmã, logo no início. Embora isso também tenha sido mostrado na série, a reação da personagem foi muito diferente das HQs. A Andrea da série entrou em uma depressão que durou praticamente duas temporadas, enquanto a Andrea das HQs se empenhou para superar a dor se focando na sobrevivência e em sua utilidade para o grupo.
Dale e Bob
Andrea manteve um relacionamento sério com Dale, que teve um fim de forma quase idêntica a Bob: foi mordido por um zumbi antes de ter a perna devorada por canibais e ser resgatado para morrer ao lado de sua namorada.
Após a morte de Dale, Andrea manteve seu característico chapéu durante um bom tempo, da mesma maneira que Sasha se apegou à velha jaqueta de Bob.
Assim como Andrea dos quadrinhos, Sasha após perdeu irmão e namorado. Sasha certamente está sofrendo todo o abalo psicológico natural destes acontecimentos recentes, porém decidiu canalizar a dor através da agressividade. Imediatamente após a morte de Tyreese, Sasha parecia ansiosa por uma briga.
Spencer Monroe
Nos quadrinhos, Spencer Monroe demonstra grande interesse por Andrea, tentando engatar um romance com a atiradora, que acaba não lhe dando muita chance devido ao seu luto recente pela morte de Dale.
Durante a festa na casa de Deanna no episódio 13, Spencer faz uma tentativa de aproximação com Sasha, se esforçando para engatar uma conversa com ela e fazê-la se enturmar.
Será que o filho de Deanna ficará mais próximo de Sasha, assim como foi com Andrea nos quadrinhos?
Ben e Lizzie
No entanto, como estamos falando de uma adaptação, nem todos os acontecimentos seguem a mesma linha.
Um dos acontecimentos mais marcantes das HQs foi a questão dos gêmeos Billy e Ben, adaptados para a série como Lizzie e Mika.
Nos quadrinhos, Andrea e Dale adotaram os gêmeos após a morte de seus pais. Eventualmente, Ben esfaqueia seu irmão, gerando um grande conflito no grupo sobre o que fazer com a criança psicótica.
Na série, Carol simplesmente optou para aplicar uma “pena capital” em Lizzie por considerá-la perigosa demais para o convívio, assim como Carl executa Ben nas HQs.
E esta adaptação levanta outro questionamento:
Sasha e Rick?
Nos quadrinhos após ter superado totalmente a morte de Dale, Andrea se envolve com Rick, iniciando um dos relacionamentos mais estáveis dos quadrinhos que perdura até hoje (depois de um tempo, Carl passa até mesmo a chamá-la de “mãe”).
Até o momento, Rick e Sasha não tiveram nenhuma interação que possa indicar um interesse amoroso, porém será que existe essa possibilidade para o futuro?
Achou mais alguma semelhança entre as duas personagens?
Compartilhe suas observações nos comentários!