The Walking Dead passou por muitos altos e baixos ao longo da 7ª temporada – e foram mais baixos do que altos. A série continua com uma audiência colossal, mas está visivelmente mais baixa do que nas temporadas anteriores.
Com as gravações da 8ª temporada prestes a começarem, é o momento ideal para refletirmos sobre o que The Walking Dead poderia (ou melhor, deveria) fazer para melhorar, afinal estamos prestes a entrar no principal arco de toda a série, a Guerra Total contra Negan e os Salvadores.
1 – O elenco e produtores precisam parar de tentar animar a audiência o tempo todo
Se você acompanha as notícias sobre The Walking Dead, então provavelmente já viu entrevistas onde os atores e produtores sempre falam algo do tipo: “o próximo episódio explodirá mentes” ou “fiquei sem palavras quando li o roteiro”.
Por mais que a 8ª temporada tenha realmente momentos surpreendentes, após tantos anos com a equipe afirmando enfaticamente que o que virá a seguir será “mais intenso do que nunca” e “absolutamente estarrecedor”, que a reação dos fãs tem sido oposta ao que eles querem.
Isso fica ainda pior quando os episódios não atendem a essas expectativas exageradas. O que nos leva ao segundo item…
2 – Os episódios precisam ter um ritmo melhor
Após um episódio de abalar os nervos na estreia da 7ª temporada, o ritmo de The Walking Dead, que já era lento, ficou extremamente arrastado nos episódios seguintes.
Não é questão de querer apenas ação. The Walking Dead é boa o suficiente neste quesito, para uma série de drama. E conteúdo também não é problema. Afinal, na primeira parte da temporada fomos introduzidos à Ezekiel e o Reino, vimos mais detalhes dos Salvadores e sua base, o Santuário e foi desenvolvido toda a opressão de Negan contra Rick. E a segunda parte mostrou a reviravolta, com os preparativos para a guerra.
Mas tudo isso não está bastando para prender o telespectador do início ao fim, pois as histórias estão sendo apresentadas a conta-gotas. A impressão, em diversos episódios, foi que nada mudou, como se estivéssemos assistindo a uma novela, em que podemos pular alguns episódios sem prejudicar o entendimento da trama geral.
3 – Chega de episódios focados em apenas um núcleo
The Walking Dead quer apresentar cada vez mais novos sobreviventes e comunidades. Isso é ótimo, pois expande imensamente as possibilidades. Quanto mais pessoas, mais vantagens e mais problemas para Rick e os outros.
Mas ficar assistindo a um único conflito durante um episódio inteiro já se mostrou ser uma péssima ideia. Os personagens sofrem um desgaste maior, a história fica ainda mais arrastada e a audiência tem mais dificuldade em ter uma noção do cenário geral.
Episódios focados em apenas um núcleo deveriam ser a excessão, como o flashback de Morgan, não a regra.
4 – Outros personagens precisam ser desenvolvidos
De repente The Walking Dead virou uma série com um núcleo de cerca de uma dúzia de personagens de destaque e uns cinquenta secundários com enorme potencial, que são descartados sem dó.
Isso resulta em personagens queridos que parecem estar perdidos na história, como Carol e Daryl, pois suas tramas já foram exploradas à exaustão.
Por outro lado temos diversos habitantes de Alexandria que mal sabemos como se chamam, ou mesmo personagens que deveriam ter destaque, como Jesus, que mal apareceram ao longo da 7ª temporada.
5 – As tramas e personagens menores precisam ser mais cativantes
Todos estamos muito animados para a Guerra Total, afinal é a temática principal da 8ª temporada. Mas será que tem alguém interessado em saber dos próximos passos de Oceanside? Alguém ainda tem curiosidade sobre o destino de Heath e o enigmático papel com as iniciais “PPP”?
O destino da família Morales, que sumiu desde a 1ª temporada, gera mais discussões do que conflitos atuais, como o relacionamento de Cyndie e Tara.
As subtramas de The Walking Dead têm ficado cada vez mais desinteressantes. Não há mais aquela expectativa sobre o que acontecerá a seguir. E justamente quando temos mais histórias do que nunca a serem contadas.
***
Você acha que The Walking Dead está bom do jeito atual? Ou algumas dessas mudanças melhorariam o ritmo da série? O que mais você acha que deveria ser diferente?