A convite dos canais Fox, na semana passada a equipe do Geekdama esteve na pré-estreia da 9ª temporada de The Walking Dead e pôde conferir em primeira mão o episódio de estreia, que contou com roteiro da nova showrunner, Angela Kang, e direção de Greg Nicotero.
Em um episódio estendido de uma hora (desconsiderando os comerciais), foi possível confirmar o que elenco e produtores têm comentado frequentemente desde o início das gravações, em meados de maio – esta será uma temporada diferente.
Motivos eles têm de sobra para fazer algo novo. Além do salto temporal de mais de um ano do pós-guerra, houve a controversa notícia de que a 9ª temporada será a última de Rick Grimes – fato que atualmente a própria AMC divulga abertamente.
A abertura mudou
As diferenças já começam na abertura da série. Ao longo de 8 temporadas a marcante cena inicial exibia cenários que remetiam aos principais personagens, mostrando os respectivos créditos dos atores. Isso mudou.
Agora temos um estilo visual inédito, no estilo do pôster acima. Apenas a música permanece a mesma, mas exibindo uma arte totalmente nova, com muitos detalhes a serem apreciados.
Qual das duas versões é a melhor? É uma questão bem pessoal, só vendo para saber. Mas provavelmente dividirá opiniões dos fãs.
Um Novo Começo
Nos quadrinhos, “Um Novo Começo” é o título do arco que se inicia após a Guerra Total, sendo adaptado diretamente para a TV. É a maior mudança em The Walking Dead e dá para perceber esta sensação nos quatro primeiros minutos do episódio, que já foram liberados pela AMC.
A fase de luta pela sobrevivência foi vencida. Eles não estão mais naquele desespero de matar cachorro para comer ou saquear alimentos vencidos. As comunidades estão prosperando, plantações e gado fornecem alimento. A situação melhorou muito, houve um progresso expressivo.
Então o que resta para ser mostrado? A próxima fase da reconstrução da civilização! Ou seja, desenvolvimento das comunidades, conflitos internos cada vez maiores e o elemento que sempre estará presente em The Walking Dead: zumbis!
E são estes três elementos que fazem a tônica do primeiro episódio da 9ª temporada. Em termos de desenvolvimento há uma diferença brutal em todas as comunidades (inclusive no Santuário dos Salvadores). Os conflitos estão mais graves, pois há muito mais em jogo. Afinal, os principais personagens agora são líderes de comunidades. Apenas os zumbis continuam os mesmos – enquanto não surgirem os Sussurradores!
The Walking Dead está aproveitando o salto temporal para se reinventar e consertar os erros do passado. Esta é uma temporada com muito potencial, mas também com muitas incertezas, principalmente o que acontecerá após a saída de Rick Grimes.
Nota: 7,5