Dissecando The Walking Dead: Scott M. Gimple fala sobre a mid-season finale

Depois de toda a 3ª temporada e a metade da 4ª temporada, Rick e o Governador finalmente se encontram cara a cara numa batalha sangrenta pela prisão na mid-season finale. No episódio, “Brian” pega Hershel (Scott Wilson) e Michonne (Danai Gurira) como reféns e diz a seu grupo que o grupo da prisão era responsável pela queda de Woodbury, pela morte de sua filha e a perda de um de seus olhos. Em uma cena tirada dos quadrinhos de Robert Kirkman, o Governador (David Morrissey) lidera um grupo que ataca a prisão, após a falha tentativa de uma coexistência entre os grupos.

Em seguida do apelo de paz de Rick, o Governador o acusa de mentiroso depois que o ex-xerife diz a ele que as pessoas poderiam mudar. As palavras de Rick não agradaram o caolho malvado que acaba matando Hershel com a espada de Michonne, de maneira selvagem.

Mas o ataque não acaba aqui. Lilly (Audrey Marie Anderson – a mulher que mata o Governador nos quadrinhos) traz o corpo de Meghan (Meyrick Murphy) para Brian e o vê matando Hershel. Enquanto Rick e o Governador brigam, Michonne enfia sua espada pelas costas do ditador até sair pelo seu peito esquerdo, e mais tarde Lilly dá cabo do vilão com um tiro na cabeça.

O site The Hollywood Reporter se encontrou com o showrunner Scott M. Gimple para falar sobre o plano original que ele tinha para o Governador, o porquê da hora de Hershel ter chegado e o que podemos esperar para a segunda parte da quarta temporada de The Walking Dead, que terá seu retorno no dia 9 de fevereiro.

 

A morte do Governador foi planejada para acontecer na quarta temporada desde o começo? David Morrissey nos disse que não sabia se voltava este ano até que ele leu o script final. Por que prolongaram sua história até agora ao invés de terminá-la na temporada passada?
Esta temporada foi minha oportunidade de começar e a estrutura que tinha em mente. Eu realmente queria que o destino do Governador fosse selado neste episódio.

Houve alguma discussão acerca da morte do personagem no final da terceira temporada?
Nós pensamos em varias possibilidades no ano passado e decidimos então que seria neste ano. Faz parte da experiência dos escritores. Não acho que houve muita pressão no ano passado para que a história do Governador acabasse, e certamente concordo que havia mais histórias que queria contar através do Governador. Realmente acredito que este episódio proporcionou o encontro das histórias – tanto a história dos primeiros cinco episódios e a dos dois episódios do Governador em seguida. Ele também foi o final para cada história individualmente. Este episódio foi principalmente um final para os dois últimos episódios – “Live Bait” e “Dead Weight” – e para história do Governador, não só porque ele morreu, mas para o que ele estava tentando fazer na prisão e como tudo se perde. Como ele finalmente foi definido ser a pessoa que fez o que fez.

The-walking-dead-s04e08-foto-08

Esta temporada foi criticada por contar a mesma história que da terceira temporada. Por que não foi escolhido começar a temporada com este conflito e evitar a ideia de uma história repetitiva?
Eu não tenho ouvido muito falarem a respeito disso. Queríamos fazer os dois episódios sobre o Governador, além do mais este último episódio foi mais sobre um homem lutando com quem ele não queria ser e finalmente ser definido como quem ele não queria ser pelas suas ações. Rick foi alguém que tentava desesperadamente se tornar uma outra pessoa também, e quando ele faz aquela oferta ao Governador – o que foi bem difícil para ele – para se juntarem aos demais na prisão, esse foi o final daquela história. Os roteiros mostraram todos os personagens realizando suas histórias e isso levou 8 episódios para ser feito.

Praticamente todos os sobreviventes de Woodbury foram mortos nesta temporada. Essa foi uma estratégia de correção da terceira temporada? 
Nem tanto, não tem a ver com correções. Muitos sobreviveram, nós os vimos fugirem com o ônibus. Então, nem todos de Woodbury morreram. Muitas pessoas conseguiram sobreviver. A história não nos permitiu que nós nos aprofundássemos com o pessoal de Woodbury, mas eu queria me aprofundar com quantos mais personagens fosse possível e contar suas histórias. Neste episódio, nós demos fim a muitas delas.

Enquanto você planejava atacar a prisão, você sempre soube que você teria uma importante cena dos quadrinhos planejada para ela com o tanque e o famoso grito do Governador que dizia “Matem todos eles!” (Kill Them All)?
Sim, eu sabia. O tanque era algo incrível dos quadrinhos que eu queria ver e sabia que outras pessoas também queriam vê-lo. Ele foi muito importante quando eu li os quadrinhos. Isso nos leva a primeira vez que conversamos sobre levar este momento icônico dos quadrinhos e usá-lo na história que estamos contando na série. Quando o Governador entra com o tanque na prisão, é diferente dos quadrinhos; fez parte do fim da história para ele. Quando ele entra na prisão neste episódio, foi simplesmente uma ação de autodestruição. Ele havia perdido Meghan, Lilly havia visto ele matar Hershel. Por que ele entra com o tanque na prisão? Rick havia dito que “sem as grades, este lugar e inútil.” Naquele momento o Governador já havia perdido tudo, então quando ele diz aquela frase épica dos quadrinhos – “Matem todos eles” – ele se autodestrói. Tudo o que ele queria era acabar com a prisão, e isso se encaixa na história que estávamos contando.

The-walking-dead-s04e08-foto-03

Por que este foi o momento de dar adeus a Hershel após ele esquivar da morte na segunda temporada? O que o fez decidir matá-lo após ele ter se tornado um membro vital para o grupo da prisão?
Pelo ponto de vista da história, eles perderam a prisão, perderam seu lar, civilização e Hershel era símbolo de humanidade e civilização. Este episódio e para onde a história está indo é sobre o que acontece quando o que tudo é tirado de nós, especialmente para Rick. Hershel estava fazendo com que Rick mudasse desde o começo da temporada. Tudo pelo que ele tentou conquistar foi tirado dele durante os cinco primeiros episódios, e agora ele perdeu a pessoa que o guiava para essa mudança. A morte de Hershel é uma parte importante da história, e não simplesmente uma morte chocante. Veremos agora, com tudo que foi tirado de Rick, se ele conseguirá sair dessa. A morte de Hershel será sentida de tal forma que afetará o caráter de Rick.

Como a morte de Hershel afetará Meggie (Lauren Cohan) E Beth (Emily Kinney)?
Muito, é claro. Isto ajuda a defini-las em quem elas se tornaram e as afeta profundamente nesta próxima metade de temporada e além dela. A morte de Hershel, a perda da prisão, civilização e tudo que foi construído, tudo isso foi tirado deles, e eles estão entrando em mares muito tempestuosos.

Rick e Carl (Chandler Riggs) presumem que Judith esteja morta. Havia muito sangue naquela cadeirinha. Ela está realmente morta?
Havia muitos zumbis por lá também. Não parecia nada bom, e não querendo dizer se sim ou não, mas o que você viu já diz tudo.

Como Rick lidará com a dor da perda desta vez? Presumimos que ele não terá visões de Lori (Sarah Wayne Callies) ou vai desistir de sua arma novamente.
Rick teve muitas perdas: Hershel, Judith e a prisão. É claro que isso o afetará muito, além de fazer parte da história que estamos entrando. Com certeza ele não terá visões da Lori. Esta é uma perda diferente e o afetará de maneira diferente. Quando ele perdeu Lori, ele estava em um local repleto de cercas e paredes. Poderíamos dizer que ele teve tempo para lamentar e lidar com a morte dela (ou não). Ele está destruído fisicamente, devido à sua luta com o Governador e agora ele está novamente pelo mundo, onde nós o deixamos. Ele está em uma situação diferente, onde haverá grandes exigências para que ele sobreviva.

Rick-carl-the-walking-dead-s04-e08

O grupo foi forçado a deixar a prisão e estão na estrada novamente. Para onde eles vão agora?
Não posso dizer. Se você conhece os quadrinhos, há muitas diferenças entre os quadrinhos e o que nós fazemos e muitas diferenças que nós temos que fazer. Haverá muitas coisas familiares, coisas novas e misturadas. Haverá coisas que você saberá com certeza e que esteja na expectativa, e também haverá coisas novas que você não fará ideia, mas traremos momentos dos quadrinhos. Será como do volume oito: Os fãs dos quadrinhos com certeza verão muitos momentos icônicos.

Nós vimos uma cabana misteriosa e militares mortos descritos como estupradores e assassinos. Esta seria uma boa parte para a história de Abraham. Veremos ela novamente?
Aquela cabana fez parte da história do Governador, portanto, não a veremos novamente.

Daryl (Norman Reedus) ficou sabendo sobre o banimento de Carol (Melissa McBride). O que pode nos dizer sobre a próxima aparição dela?
Ela voltará mais cedo ou mais tarde, mas não posso lhe dizer muito. Houve um bom período de tempo de quando vimos Merle (Michael Rooker) no telhado em Atlanta e quando ele voltou para história. Pode levar pouco ou muito tempo, mas ela retornará. Poderemos ter coisas do tipo carros voadores até que ela volte, mas ela vai voltar.

Haverá muito tempo corrido na história quando a temporada retomar em fevereiro?
Não muito! Há muita coisa que acontece depois da prisão. Todos parecem bem espalhados. Há muito o que contar depois da consequência do que acabou de acontecer.

01

Ainda não sabemos quem alimentava os zumbis com aqueles ratos na cerca. Esta história será retomada na segunda parte da temporada?
Com certeza saberemos mais sobre os ratos e sobre a pessoa que pareceu dissecar aquele coelho que Tyreese (Chad Coleman) encontrou nas tumbas antes do Governador aparecer.

Com relação a exploração dos personagens, a terceira temporada passou num ritmo mais denso, enquanto a quarta temporada foi mais tranquila. A continuação da quarta temporada terá o mesmo ritmo que o dos oito primeiros episódios?
Será diferente. O ambiente da história é outro, bem diferente do da primeira parte da temporada. Eu não consigo dizer nada sem entregar as coisas, mas será diferente. As mesmas prioridades da história se aplicam: haverá muita exploração dos personagens, porém de maneira diferente. De alguma forma, a história acontecerá de maneira mais rápida, mas de maneira bem diferente. Assim que você ver o primeiro episódio, você descobrirá o como e o porquê. O episódio 10 (o segundo de fevereiro) tem uma estrutura diferente e estou louco para que as pessoas o vejam. Será bem diferente da primeira parte.

Com flashbacks?
Um pouco…

O que você achou da mid-season finale de The Walking Dead? Você ficou chocado em ver as mortes de Hershel e do Governador?


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Anderson Moreira
Anderson Moreira
Tradutor e Professor - Inglês & Português -, amante de uma boa leitura e de questões de cunho social e filosóficos. Confira meus textos no site: http://andyprofessor.blogspot.com.br

Veja mais