O último episódio de The Walking Dead, The Grove (O Campo), foi chocante. Vimos o completo delírio de Lizzie (Brighton Sharbino) em relação aos zumbis, que fazia a garota acreditar que eles eram pessoas como qualquer outra. Como se não bastasse, assistimos ao brutal assassinato de Mika (Kyla Kennedy), no que foi uma tentativa de sua irmã mais velha de provar sua teoria insana. O medo de conviver com o desequilíbrio da garota, tendo Judith por perto levou Carol (Melissa McBride) a uma decisão terrível: matar Lizzie. Por fim, assistimos a desafiadora confissão de Carol a Tyreese (Chad Coleman): ela matara Karen e David. Mesmo tendo uma arma diante de si e a oportunidade de finalmente vingar a morte da mulher que amava, Tyreese decidiu perdoá-la. A pergunta é: por quê?
Ao assistirmos à primeira metade da primeira temporada, fomos apresentados a um novo lado de um personagem anteriormente bastante sentimental: Tyreese mostrava-se cada vez mais irremediável em sua busca por vingança, determinado e enfurecido. A tensão em busca de respostas o levou a discutir com Rick (Andrew Lincoln) e até mesmo a brigar com o líder do grupo. A mensagem parecia bem clara: Tyreese não descansaria enquanto não encontrasse o assassino e o matasse. Acredito que esta tenha sido uma das razões que motivou Rick a retirar Carol da prisão: ele sabia que, caso fosse descoberta, ela não escaparia à sentença que foi prometida ao assassino de Karen e David.
O natural seria que Tyreese cumprisse a sua promessa no momento em que Carol revelasse seu terrível segredo. Ela chegou a colocar uma arma à sua disposição, dando a ele a oportunidade de decidir seu destino. Mas ele não o fez. Pelo contrário, foi capaz de dizer que, apesar de não esquecer o que Carol fizera, ele a perdoava. Então, novamente fica a pergunta: por quê? Há três motivos consideravelmente razoáveis para isto. Aqui estão eles:
1) Tyreese reconheceu a necessidade de Carol.
Mesmo após a tentativa de Carol de conter a doença, ela se espalhou rapidamente pela prisão e causou mais mortes entre o grupo. Tyreese conviveu com todas elas, vendo-se inclusive ameaçado a perder sua irmã, Sasha (Sonequa Martin-Green). Isto o levou a partir em uma busca por remédios em uma clínica veterinária junto de parte do grupo, que foi o que salvou os infectados da morte. O choque causado pelo efeito da doença no grupo somado ao medo de perder a pessoa que mais amava e o único laço que o ligava à família que possuía podem ter feito Tyreese compreender melhor o que motivou Carol a fazer o que fez.
2) Carol havia passado por muita coisa.
Tyreese e Carol vivenciaram o que aconteceu e tiveram que tomar juntos uma decisão radical. Ele esteve presente em um dos momentos mais dramáticos e aterrorizantes de sua vida. Carol encontrou Mika estirada no chão, morta pela própria irmã de 11 anos de idade. Tiveram que decidir entre continuar ou não com Lizzie, e optaram pelo que, embora fosse o mais difícil, era o que tinha que ser feito. E esta é a questão. Carol fez o que tinha que ser feito. Ela matou Lizzie, uma criança que estava perdida e fora de controle. Tyreese pôde perceber que era disso que se tratava na prisão: atitudes extremas que são tomadas em busca da sobrevivência. Esta percepção em relação a todas estas coisas pelas quais Carol havia passado, além do entendimento de que tempos difíceis exigem decisões difíceis podem ter ajudado Tyreese a perdoá-la.
3) Tyreese precisa de Carol.
Este talvez seja o motivo mais singular de todos. Em um mundo repleto de seres putrefatos ao redor, sobreviver por conta própria parece quase impossível. Tyreese sabe que precisa estar bem acompanhado se quiser sobreviver e seguir em frente, e Carol é uma excelente companhia. Ela é forte, tem experiência e, como já foi citado, faz o que precisa ser feito para sobreviver. Por mais que os interesses pessoais de Tyreese gritassem por vingança, seus instintos lhe mostram que Carol ainda será muito útil se ele realmente pretende se manter vivo e chegar a Terminus. Além disso, Judith segue viagem com eles. Como ele seria capaz de se manter sozinho com um bebê num ambiente repleto de zumbis ao redor? Carol oferece a proteção necessária para cuidar da bebê, além de ter a experiência necessária como mãe, adquirida com Sophia.
Você acha que estes foram os motivos que levaram Tyreese a perdoar Carol?
Tem mais alguma teoria sobre o assunto? Comente conosco!