The Walking Dead voltou com uma das mortes mais angustiantes de todas: a de Carl Grimes! Após ter sido mordido por um zumbi, o garoto sucumbiu à infecção neste episódio (S08E09 – “Honor”).
Mas este episódio não teve só despedidas emocionantes. Rolou muita ação, mortes e desdobramentos para a Guerra Total contra Negan.
E entre tantas cenas interessantes, como de costume há diversos detalhes que poucos perceberam ao longo do episódio. Você conseguiu se atentar a todos esses itens?
1 – O significado do título “Honor”
Cada episódio de The Walking Dead possui um título com um significado na história apresentada.
O título “Honor” se traduz como “Honra” e refere-se à conversa final que Carl e Siddiq tiveram. Carl disse ter tentado honrar as últimas palavras de sua mãe, que afirmou que ele iria arrasar neste mundo.
Siddiq o lembrou logo em seguida que ele também o ajudou a honrar a memória de sua mãe. E o mais importante, Siddiq fez questão de lembrar que foi Carl quem o levou até Alexandria e que ele pretendia honrá-lo.
Você me trouxe aqui. Você me deu uma oportunidade. Eu sei que nunca poderei lhe pagar… mas eu posso honrá-lo, mostrando para seu povo e sua família que o que você fez não foi em vão. Que teve um significado. Eu vou honrá-lo, Carl.
2 – Sobraram apenas dois personagens do 1º episódio
Carl era um dos personagens mais antigos de The Walking Dead. O garoto esteve presente desde o primeiríssimo episódio da série (S01E01 – “Days Gone Bye”).
Com a sua morte, restam apenas dois outros personagens presentes desde o episódio 1: Rick e Morgan. E a partir da 9ª temporada Rick será o único, pois Morgan migrará para Fear The Walking Dead.
OBS: Se considerarmos os sobreviventes de Atlanta, podemos adicionar Carol e Daryl à conta. Mas ambos só fizeram sua estreia no 3º episódio da 1ª temporada (S01E03 – “Tell It to the Frogs”).
3 – Já vimos aquela barra de chocolate antes
Durante o episódio Carl e Siddiq dividiram uma barra de chocolate “Big Cat”. E pelo visto esta é a barra favorita do apocalipse zumbi, pois não é a primeira vez que a vemos.
Esta é a mesma marca de barra de chocolate que Carl e Michonne comeram pouco após terem se reencontrado depois da queda da prisão. Foi no 15º episódio da 4ª temporada (S04E15 – “Us”), quando eles seguiam na linha do trem rumo à Terminus.
4 – Quem é o garoto que Carl matou?
Em seu leito de morte, Carl relembra quando matou desnecessariamente um garoto. Ele confessa à Rick e Michonne:
Quando estávamos na prisão e fomos atacados, havia um garoto, um pouco mais velho do que eu. Ele tinha uma arma. Ele estava se rendendo, mas eu atirei nele. Eu penso nele, o que eu fiz com ele e o como foi fácil simplesmente ter matado ele.
Você se lembra deste momento? Foi na season final da 3ª temporada (S03E16 – “Welcome to the Tombs”), durante um dos ataques do Governador à prisão. O garoto se chamava Jody e Hershel havia testemunhado toda a situação e ao longo da 4ª temporada se mostrou preocupado com o que Carl poderia estar se tornando após a morte de Lori.
5 – Carl teve uma morte similar à de Andrea nos quadrinhos
Nos quadrinhos de The Walking Dead uma das mortes mais chocantes de 2017 foi a de Andrea. Sim, na obra original ela continuava viva e era a parceira de Rick (na TV Michonne assumiu o papel dela).
Assim como o Carl da TV, a Andrea dos quadrinhos também foi vítima de uma mordida zumbi em um local impossível de ser amputado – no pescoço. E assim como o Carl da TV, a Andrea original também teve a oportunidade de se despedir de todos. E ambas as mortes tiveram um impacto imenso em Rick Grimes.
Contudo, Greg Nicotero, produtor executivo e diretor deste episódio, afirmou que não foi seu objetivo fazer essa ligação entre os dois personagens.
6 – Tem que ser alguém que amou a pessoa
Quando Carl estava nas últimas, ele tentou pegar sua arma para se matar, mas Michonne o parou e tentou falar que deveria ser ela a fazer isso, mas Carl a cortou, emendando:
Eu sei, eu sei. Alguém que te ame… quando a pessoa não puder fazer por conta própria. Mas eu posso.
Isso remete a uma conversa que os dois tiveram na 6ª temporada. Após a morte de Deanna, Carl encontrou sua versão zumbificada na floresta e a guiou de volta até Spencer (S06E10 – The Next World).
Michonne ficou brava com Carl por não ter entendido por que ele não a finalizou assim que a encontrou, colocando todos em perigo. Ele então respondeu:
Eu não poderia matá-la. Tem que ser alguém que a amou, alguém da família. Eu faria isso por você.
7 – Este episódio revelou o que são as visões do futuro
Desde o 1º episódio da 8ª temporada de The Walking Dead temos visto estes flash-forwards – visões do que seria o futuro da série, no pós-guerra.
Essas cenas geraram inúmeras discussões e teorias entre os fãs. Eram o futuro mesmo? Um sonho de Rick? Licença poética dos produtores?
Por fim este episódio finalmente revelou o que estes flashes realmente significam: são visões do próprio Carl, tentando convencer seu pai sobre a reconstrução da civilização e a necessidade de evitar mortes ao máximo.
Nesta Alexandria idealizada por Carl até Negan está integrado, como se fosse um membro qualquer da comunidade, interagindo normalmente com Judith.
Leia mais: Por que Negan estava em Alexandria na visão do futuro em The Walking Dead?
***
Percebeu mais algum detalhe no 9º episódio da 8ª temporada de The Walking Dead? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!