Crítica | The Walking Dead S09E04 – A morte não é o fim

O tão aguardado penúltimo episódio de Rick Grimes foi ao ar no último domingo, deixando em aberto um gancho brutal com o cowboy empalado em um vergalhão. Assim o tom de despedida chega abruptamente, como algo corriqueiro e inesperado que é a maneira com que a morte se apresenta diariamente para milhares de pessoas mundo afora.

Sejamos fortes, pois os traumas que a saída deste personagem icônico irá provocar na série e nos espectadores será turbulento, seja para o bem ou para o mal, e isso só o tempo vai nos dizer. Mas até lá, apertem os cintos.

A rigor, o Sr. Grimes ainda está vivo ao final do episódio, então vou analisar como foi que chegamos até esse ponto, onde em uma titubeada muito mal planejada e filmada, o protagonista cai de seu cavalo rumo ao desfalecimento.

The walking dead s09e04 foto oficial 02 michonne

Tivemos um episódio tenso, focado em 2 núcleos. Daryl e Rick de um lado, se engalfinhando no chão e Negan e Michonne de outro, jogando com o psicológico um do outro.

Por eliminação, a trama de Negan e Michonne foi interessante. Diálogos profundos e carregados de emoção foram lançados em tela, com o velho Negan de guerra tentado manipular uma situação para chegar ao seu objetivo final: Ver seu taco sanguinário, ou simplesmente Lucille.

Interpretações interessantes mas um tanto quanto deslocadas e inapropriadas para o momento, uma vez que toda a audiência já sabia que esse era justamente o penúltimo episodio de Rick Grimes. Superado esse ponto, vamos ao epicentro do caos.

The walking dead s09e04 foto oficial 03 daryl rick

Rick descobre que Maggie está a caminho de Alexandria para confrontar Negan. De imediato Daryl oferece carona para seu parceiro mas toma um caminho mais distante. Rick percebe o que está acontecendo e ambos se engalfinham.

Para somar a carga dramática que já pairava o episódio, eles caem em uma buraco com chuva de zumbis. E é dentro desse cenário que surgem os melhores diálogos até o momento nessa temporada. Daryl e Rick enfim jogam limpo e expõem tudo o que pensam desde o fim da guerra total. Não senti um tom de despedida naquela conversa, mas simbolicamente, uma cena tão longa da dupla que caminha junto desde a primeira temporada teve um apelo emocional que funcionou.

The walking dead s09e04 foto oficial 08 daryl rick

Após se desvincilharem do imbróglio profundo que se meteram, com um confronto rompendo no acampamento da construção da ponte, Rick e Daryl se separam. O primeiro segue afastando a horda de zumbis que se aproxima em decorrência dos disparos, o outro para apaziguar o confronto.

É nesta hora que nosso protagonista se despede. Em uma ação banal seu cavalo empina e lhe joga direto em um vergalhão de ferro onde é empalado. Em uma cena muito mal filmada e sem a devida dedicação que merecia, a vida mostra como é perversa quando quer. Depois de 9 temporadas escapando de situações que até Deus duvida, incluindo ser salvo por um tigresa quando estava prestes a perder suas mãos e ver seu filho ter a cabeça destroçada por um taco de beisebol, a vida lhe tira a vida da maneira mais torpe, acidental e sem propósito que poderia acontecer.

The walking dead s09e05 foto extra 09 rick arma

Depois de tantos tiros de raspão, facadas superficiais e embates corporais acalorados, Rick Grimes caiu do cavalo direto para sua morte. Ainda não digeri até que ponto essa banalidade que causou sua morte foi um acerto ou erro, mas uma coisa é certa: no próximo episódio iremos nos despedir daquele que embalou nossas noites de domingo por quase uma década.

Fui breve na análise, pois esse episódio é apenas o trampolim, a alavanca de impulso, do que está por vir semana que vem. Até breve, Rick Grimes… ainda não é um adeus.

Nota: 7,5


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Rafael Gonçalves
Rafael Gonçalves
Um Gaúcho apaixonado por cinema e séries. Acompanho The Walking Dead desde 2011. Atualmente vejo em FEAR um potencial muito maior do que na série original. John Dorie é o melhor personagem já criado no universo TWD.

Veja mais