Os fãs mais assíduos já tiveram a oportunidade de ler a edição 130 de The Walking Dead (disponível em formato digital no site Comixology).
Dentre as novidades da edição, descobrimos que Magna não caiu na conversa de Negan, vimos o filho de Maggie e Glenn, Hershel Junior, e percebemos que o líder de Alexandria virou praticamente uma lenda viva.
Além dessas revelações, um novo mistério surgiu, quando Marco e Ken, dois exploradores, estavam enfrentando sérios problemas para retornar para o Alto do Morro. Enquanto tentavam se esconder dos mortos-vivos durante um forte chuva, eles ouviram sussurros vindo da direção da horda.

O que isso significa? Há zumbis que podem se comunicar entre si?
ATUALIZAÇÃO: Logo após a edição 130, foi lançada a capa da edição 134 de The Walking Dead, com o texto de chamada “De sussurros a gritos” e Jesus encarando um possível zumbi que estaria sentindo dor…?
Algumas possibilidades, excluindo a possibilidade deles estarem delirando:
1 – Pessoas disfarçadas entre os zumbis
A mais óbvia. Um outro grupo de sobreviventes teria se lambuzado com gosma de zumbis e se misturado nessa horda. Contudo, como já sabemos desde a quarta edição de The Walking Dead (ou desde o segundo episódio da primeira temporada), a chuva acaba com esse disfarce e os zumbis percebem a diferença.
Seriam então pessoas que descobriram como ficar disfarçadas mesmo em ambientes chuvosos? Ou um simples guarda-chuva resolveria a situação? Ou algum tipo de armadura com pedaços de mortos amarrados.
2 – Alguns zumbis passaram a se comunicar
Agora vamos considerar que os zumbis realmente estavam falando, como Marco assumiu. Nesse caso, todos eles teriam desenvolvido esta capacidade, ou seria uma vantagem limitada a apenas alguns deles? Seriam algo tipo “líderes da horda”, ou “Zombie Boss”? E esses poucos zumbis mais inteligentes teriam controle sobre os outros zumbis normais?
Neste caso, teria a infecção sofrido uma mutação, permitindo que algumas vítimas permanecessem com parte de seus intelectos?
3 – Os zumbis sempre se comunicavam entre si
E se os que morreram nunca tivessem perdido a consciência por completo? E se parte das memórias daqueles que se foram continuasse ativa?
No passado Eugene teorizou que zumbis se juntavam em hordas por puro instinto. Mas e se houver uma consciência coletiva, mesmo que primitiva, os guiando? E de alguma forma, no limiar da morte, Marco e Ken conseguiram ouvir “a voz dos mortos”.
Quais as consequências de zumbis sencientes?

Se Kirkman realmente planeja inserir esse conceito na série, há inúmeras consequências. Dependendo do nível de intelecto, os zumbis voltariam a ser uma ameaça difícil de contornar. Ou poderiam ser aliados. Além dos novos dilemas éticos ao matá-los.
Como você encara esta questão recém-apresentada nos quadrinhos? Comente abaixo e no fórum de The Walking Dead.