Durante um evento de gala na estreia de Vingadores: Guerra Infinita, em Los Angeles, Robert Downey Jr. — o autor de Homem de Ferro — fez um discurso emocionante para a plateia antes do filme: “Tenho algumas coisas a dizer. Espero que tenham trazido lanches.”
“Este é um momento de glória para todos nós. E o futuro…? Será sempre incerto. Mas quando olho para os meus amigos atrás de mim”, disse ele, olhando para os rostos dos outros atores que compareceram ao evento, “parece que as coisas podem dar certo, afinal.”
Ele chamou o Universo Cinematográfico Marvel de “um incidente único” na história de Hollywood. “Estamos todos competindo uns com os outros — e por você.”
Após alguns outros dizeres, o ator afirma que o Universo Cinematográfico Marvel tinha pouca diversidade por trás das câmeras, mas segue o discurso com um elogio por terem mudarem isso.
“Agora, pelo menos metade da equipe de direção é composta por mulheres. Fazer esses filmes é tão cansativo que é claramente o trabalho de uma mulher. É essencialmente gestação. Nós homens não sabemos como lidar com isso”, disse Downey, acenando desajeitadamente em direção a outros homens no palco.
“Wakanda faz sucesso até hoje e com razão”, acrescentou ele, elogiando o filme Pantera Negra por trazer um super-herói negro para os cinemas em um fenômeno que já rendeu US$ 1,3 bilhão em todo o mundo (até agora).
“A propósito, Wakanda para sempre!”, disse Downey, fazendo a saudação de braço cruzado para o ator do herói Pantera Negra, Chadwick Boseman.
Ele encerra ao dizer que “Este é o Universo Cinematográfico Marvel, bem na sua frente. É tudo uma questão de lutar pela igualdade. A ideia é abrir espaço para que outros tenham sucesso e superem nossas expectativas.”
“Esses filmes estão nos convidando a amar e a servir. Eles são metáforas de como nosso mundo deveria ser — ou poderia ser um dia, se lutarmos por isso.”
Vingadores: Guerra Infinita estreia em 26 de abril de 2018 nos cinemas brasileiros.