O dublador Yamaguchi Kappei (Usopp) entrevistou seu colega Tōru Furuya, dublador do Sabo, para o site oficial de One Piece. Furuya revelou como foi o teste para o papel e contou como se preparou para interpretar um dos personagens mais populares de One Piece.

One Piece Dubladores Yamaguchi Kappei

Kappei: Como você se sente agora que o misterioso Sabo finalmente fez sua aparição no anime?
Furuya: Feliz, é claro! Mal pude manter sua identidade em segredo até agora.

Kappei: Os fãs já haviam sacado que Sabo era o tal “homem misterioso”, mas como ele ainda não havia revelado sua verdadeira identidade no anime, nos disseram para não falar isso abertamente.
Furuya: Sim, e parece que Mayumi [dubladora do Luffy] estava morrendo de vontade de abrir a boca, já que faz um tempo que ela vivia perguntando “Eu ainda não tenho permissão para dizer isso?” (risos). Mas, depois da exibição deste episódio, finalmente poderei falar sobre isso formalmente.

Kappei: Bem, você se envolveu com One Piece no papel de Sabo, mas qual é a sua opinião sobre o anime?
Furuya: Na verdade, 14 anos atrás eu participei de One Piece dublando um personagem chamado Daddy Masterson, mas não posso dizer que me mantive atualizado com o anime por todos esses anos. Para ser sincero, eu não sabia que a série poderia mexer tanto com você emocionalmente até agora! Então me envolver com um anime como este me fez redescobrir os atrativos de One Piece e agora, embora um pouco tarde, estou curtindo bastante a história.

Kappei: Desta vez, o dublador do Sabo foi escolhido através de testes. Furuya-san, você é do tipo que quando se candidata a papeis em adaptações, como One Piece, lê a obra original antes da audição?
Furuya: Para séries que são adaptações, eu certamente leio a obra com antecedência. Mas quando eu ouvi dizer que o teste era para o Sabo, só tive uma semana antes de ter que enviar meu teste para avaliação, então eu pesquisei tanto quanto pude com o pouco tempo que eu tinha.

Eu li os capítulos do mangá em que Sabo aparece e também ouvi a voz do Sabo criança de Junko Takeuchi. Além disso, uma vez que ele irá levar adiante a vontade de Ace, eu tive que ver o trabalho de Furukawa [dublador de Ace]. Então assisti a cena da morte de Ace e fui fazer o teste mantendo em mente a atuação dele.

No entanto, como o teste foi após eu ter gravado para outro anime, minha voz estava um pouco desgastada, então fui para a audição pensando, “Espera, por que a minha voz não está saindo direito?!” Mas aparentemente eles gostaram mais ainda (risos). A voz de Junko Takeuchi também tinha um bom tom rouco e de qualquer maneira eu iria usar um tom mais baixo mesmo. O que gravamos no teste foram as falas de quando Sabo aparece para Luffy. E também os nomes de seus ataques, como “Garra do Dragão“.

One Piece Dubladores Yamaguchi Kappei Tōru Furuya 2

Kappei: Gritar os nomes dos ataques assim, sem ter se preparado para isso, deve ter sido difícil!

Mas depois daquele teste, foi decidido que você seria a voz do Sabo. Como você se sentiu ao integrar o elenco principal durante o aniversário de 15 anos do anime?
Furuya: Foi muita pressão!

Kappei: É mesmo! Isso pode soar um pouco rude, mas você ainda sente essa pressão?
Furuya: É claro que sim!

Tipo, nós vamos para convenções por todo o mundo, não é? E aonde quer que você vá, você pode notar a popularidade de One Piece com seus próprios olhos. E em One Piece há esses três “irmãos” e, como Sabo é um deles, ganho bastante atenção dos fãs, pois eles leem a obra original e já têm uma ideia para a voz dele…

Kappei: É verdade. Bem, tudo o que eu posso dizer é que nós, os dubladores de One Piece, também estávamos ansiosos para ver quem iria dublar Sabo.
Furuya: Depois de receber o resultado do teste, me disseram “Oda-sensei ouviu as gravações sem saber o nome de nenhum dos dubladores e te escolheu dizendo ‘Essa pessoa, sem dúvidas'”. Bem, quando eu ouvi isso pensei “Então não há dúvidas!” e que achei  eu deveria confiar em mim mesmo.

Kappei: O mesmo aqui, quando ouvimos a sua voz no  eu pensei “Oooh! Esse sim é o Sabo!”.
Furuya: Fico muito feliz em ouvir isso.

One Piece Dubladores Tōru Furuya

Kappei: Então, você criou a voz do Sabo baseado em como você mesmo achava que ele deveria soar, sem quaisquer instruções do Oda ou do diretor?
Furuya: No início, sim. Eu simplesmente soltei minha voz com base no que eu havia planejado, e eles me disseram que não havia nada de errado nisso.

Kappei: Eu realmente achei que a primeira fala do Sabo, “Há quanto tempo, Luffy”, foi mesmo muito bem feita. Quando você entende as expectativas da audiência, você quer impressioná-los logo de cara, então você realmente quis acertar em cheio nessas falas tão importantes, não é?

E Furuya-san, você foi capaz de estabelecer isso com  uma aura de quem já havia captado o papel do Sabo.
Furuya: Pensei o tanto quanto pude como seria reencontrar Luffy após 12 anos e, bem, achei que o Sabo provavelmente também queria ir até lá e se apresentar para o Luffy há algum tempo e ele provavelmente estava realmente emocionado com o reencontro e, ainda que ele quisesse chorar, ele também estava lá com o objetivo de apoiar Luffy. E há também aquela história do Ace…. então fiquei ciente de todas esses sentimentos complicados, sem pensar de verdade no tom ou como ele deveria soar, sendo um personagem legal e tudo mais, eu simplesmente atuei dessa maneira durante a gravação.

Kappei: Foi realmente incrível!! Isso me lembra que quando Sabo apareceu pela primeira vez no episódio 663, você estava fora do país, certo?
Furuya: Ah sim, fui um dos convidados na convenção Anime Weekend Atlanta, nos Estados Unidos, então eu não pude assistir a transmissão em tempo real, então perguntei às pessoas pelo Twitter o que elas acharam e se a voz era como eles haviam imaginado (risos).

Kappei: No Japão, Sabo é uma febre! E isso vai crescer mais ainda com os próximos episódios!!
Furuya: Finalmente! Espero que vocês todos gostem do Episódio 679 A Galante Aparição do Secretário Geral do Exército Revolucionário no dia 25 de janeiro!

One Piece Dubladores Yamaguchi Kappei Tōru Furuya 1

Em setembro, Furuya havia concedido outra entrevista, onde falou sobre como os outros dubladores o acolheram no estúdio de gravação e sobre as expectativas para seu personagem.

One Piece é disponibilizado no Brasil via streaming pela Crunchyroll aos sábados.

Fonte: One Piece Podcast

Siga Geekdama nas redes sociais!