Um homem foi preso em Hashimoto, na província japonesa de Wakayama, por suspeita de infração de direitos autorais ao compartilhar episódios de One Piece pela internet. O caso foi encaminhado para Promotoria de Justiça ontem, 19 de outubro.

O suspeito, um funcionário de escritório de 45 anos, está sendo acusado de fazer upload sem permissão dos detentores dos direitos autorais de 3 episódios do anime no dia 5 de julho usando seu computador pessoal através do software de compartilhamento Share. A polícia detectou a atividade durante uma patrulha cibernética.

O acusado admitiu a infração e declarou: “Eu sabia que era errado, mas já que tantos outros fazem a mesma coisa, achei que jamais seria preso”.

As leis de proteção de direitos autorais no Japão são bem rígidas, com penas de até 10 anos de prisão ou multa de 10 milhões de ienes (cerca de R$ 322 mil), independente do compartilhamento visar lucro ou não.

Casos semelhantes ocorreram em junho de 2014 na província de Oita e em outubro de 2014 em Hong Kong, quando homens foram indiciados sob acusações parecidas.

Fonte: Crunchyroll

Siga Geekdama nas redes sociais!