De acordo com uma nova matéria do The Verge, a Nintendo estaria reprimindo o uso de imagens de Mario geradas por inteligência artificial (IA). A empresa teria solicitado a remoção de “dezenas” de posts com imagens criadas por IA na plataforma de mídia social X (antigo Twitter).
A responsável por essas remoções seria a empresa Tracer, que estaria agindo “em nome da Nintendo”. A Tracer teria enviado notificações de remoção, incluindo imagens geradas pela ferramenta de IA Grok do X.
Além disso, a Tracer estaria utilizando sua própria ferramenta de IA para detectar e remover essas imagens:
“A empresa [Tracer] aparentemente usou IA para identificar as imagens e emitir notificações de remoção em nome da Nintendo, atingindo tanto imagens geradas por IA quanto algumas fan arts.”
Segundo a fonte, a Tracer oferece “serviços baseados em IA para identificar violações de marca registrada e direitos autorais online”.
As imagens geradas por IA incluíam diversas representações de Mario, como uma imagem criada pelo Grok que mostrava o personagem fumando e bebendo na praia. Algumas fan arts também parecem ter sido afetadas.
O editor sênior do The Verge, Tom Warren, relatou que foi informado sobre essas remoções ao receber uma notificação na plataforma X, informando que certo conteúdo havia sido removido de sua conta após uma reclamação de DMCA.
Tom Warren: “Os advogados da Nintendo enviaram um pedido de remoção de DMCA contra a imagem de Mario que eu gerei usando a IA Grok do X.”
Nem a Nintendo nem a Tracer fizeram comentários oficiais sobre essas remoções.