Akira Toriyama foi quem redesenhou o Super Saiyajin 4 em Dragon Ball Daima, confirma produtor

Geekdama no Google News

Katsuyoshi Nakatsuru, renomado animador e designer de personagens da franquia Dragon Ball, revelou que o falecido Akira Toriyama foi o responsável por redesenhar o Super Saiyajin 4 de Goku em Dragon Ball Daima. A informação veio à tona durante uma entrevista concedida ao DB Times no evento Made in Asia Spring 2025, realizado em Bruxelas, Bélgica, entre os dias 7 e 9 de março.

A entrevista foi traduzida pelo usuário @Venixys no Twitter. Quando questionado se ele próprio havia redesenhado a forma SSJ4 para os episódios finais de Daima, já que foi o artista responsável pelo design original em Dragon Ball GT, Nakatsuru respondeu:

“Não. Desta vez… em Daima… foi Toriyama-sensei quem também desenhou o Super Saiyajin 4. Ele o fez de uma forma que se tornasse ‘o Super Saiyajin 4 de Daima‘.”

O SSJ4 de Dragon Ball Daima foi pensado por Toriyama

dragon ball daima goku super saiyajin 4 postcover

Antes do episódio final de Dragon Ball Daima, o hype em torno dos últimos três episódios estava altíssimo. Rumores apontavam que o capítulo 18 teria um momento impactante no nível da estreia do Instinto Superior em Dragon Ball Super.

Quando o episódio, intitulado Despertar, estreou em 14 de fevereiro de 2025, os fãs foram surpreendidos com a reintrodução do Super Saiyajin 4, em sua versão infantil. A forma adulta do SSJ4 apareceu posteriormente nos episódios 19 e 20.

Apesar de ter uma aparência semelhante à versão de Dragon Ball GT, o SSJ4 em Daima possui diferenças marcantes. No anime de 1996, Goku tinha cabelos negros e uma personalidade mais arrogante ao lutar, destoando de seu comportamento habitual. Já em Daima, o SSJ4 tem cabelos avermelhados, próximos à tonalidade da transformação Super Saiyajin Deus, e um estilo de luta mais ágil e animalesco, remetendo às origens primatas dos Saiyajins.

Toriyama já havia desenhado o SSJ4 antes

Embora Toriyama não tenha criado o design original do SSJ4 em Dragon Ball GT, ele já havia ilustrado a forma antes. Em uma mensagem especial para Nakatsuru e a equipe do anime, publicada no lançamento em DVD de GT, Toriyama elogiou o trabalho do designer e admitiu que, às vezes, nem conseguia distinguir seus próprios traços dos de Nakatsuru.

“Para GT, tudo o que fiz foi apenas sugerir o título, criar o design inicial do elenco principal e algumas máquinas, além de fazer algumas ilustrações.

No entanto, pude ficar tranquilo deixando tudo nas mãos de uma equipe excelente, que havia trabalhado com Dragon Ball por tanto tempo. Em particular, o animador Nakatsuru-kun é incrivelmente habilidoso e dominou meu estilo de desenho em pouco tempo, a ponto de eu mesmo, às vezes, não conseguir dizer se fui eu ou ele quem desenhou certos designs de personagens.

Por exemplo, um dos designs criados por Nakatsuru-kun foi o Super Saiyajin 4, que aparece em GT, e a ilustração acima é um retrato que desenhei inspirado nesse design. Será que fiz um bom trabalho?”

Com essa revelação, fica claro que Toriyama teve um papel essencial na versão definitiva do SSJ4 em Dragon Ball Daima, tornando essa transformação ainda mais especial.

VER COMENTÁRIOS

Veja mais

Confira mais matérias sobre