O feitiço do Patrono é uma das magias mais icônicas da franquia Harry Potter.
Ao ser conjurado com sucesso, o Patrono age como uma potente defesa contra as trevas e se materializa na forma de um animal prateado, o qual é fortemente determinado pela personalidade de quem o invoca.
Embora o Patrono de Dumbledore, diretor de Hogwarts e um dos bruxos mais poderosos da história, nunca tenha sido apresentado nos filmes, ele é mencionado no livro Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Diferente de muitos outros personagens da série que convocam o Patrono principalmente para se proteger contra as forças malignas, como os Dementadores, Dumbledore o usa em um contexto diferente.
Em Cálice de Fogo, Viktor Krum é atacado com um feitiço Estuporante durante o Torneio Tribruxo.
Harry se oferece para chamar Madame Pomfrey, a enfermeira de Hogwarts. No entanto, Dumbledore pede ao garoto que permaneça onde está.
Em seguida, o diretor conjura seu Patrono e o envia à cabana de Hagrid para informá-lo sobre o ocorrido.
Harry consegue observar brevemente o Patrono antes de ele se apressar em direção à cabana de Hagrid e o animal é descrito como um “pássaro fantasmagórico”.
Assim, descobrimos que o Patrono de Dumbledore é uma Fênix.
Como muitos fãs de Harry Potter podem lembrar, Dumbledore tem uma grande associação com essa criatura mística e era visto frequentemente acompanhado por Fawkes, sua fênix de estimação.
Fawkes foi companheira leal de Dumbledore por 59 anos, aparecendo em seu auxílio de em diversas ocasiões. Após a trágica morte do diretor, ela partiu sozinha de Hogwarts e nunca mais foi vista.