Yoshihiro Togashi, o autor do mangá Hunter x Hunter, é conhecido pelos hiatos frequentes que causam a frustração de todos os fãs de sua obra, uma das mais famosas da revista Shonen Jump — revista semanal de mangás — na qual é publicado.
Durante uma entrevista recente para a revista, Togashi fala sobre quando terminará o mangá.
Eu preciso terminar de escrever Hunter x Hunter. Chegou a um ponto em que ou a história termina ou eu morro antes que isso aconteça (risos). Mas sim, eu pretendo terminá-lo.
Embora pode-se dizer que em um determinado ponto — onde Gon encontra Ging — eu já terminei a história. Acredito que alguns leitores devem ter pensado: “Esse não deveria ser o gran finale?” e de fato eu escrevi para parecer assim.
Ainda assim, eu não pretendia cortar a narrativa ali, e espero que meus leitores possam ver que ainda há espaço para continuação. Como leitor da revista Jump, também me lembro de ter pensado: ‘Esse manga não deveria ter acabado aqui?’, além de me sentir irritado pela continuação.
Quero estar sempre em contato com esses sentimentos como leitor. Mas Hunter X Hunter, como é agora, tem muito que me faz querer continuar lendo, mesmo da minha própria perspectiva como leitor.
E da minha perspectiva como escritor, ainda há muitas coisas que quero e amaria escrever. Tudo que espero são leitores dispostos a aproveitar esse passeio comigo.
Togashi realmente não pensa duas vezes ao resolver entrar em hiato, e em meio a tantas pausas os fãs resolveram criar gráficos a respeito, no qual você pode conferir aqui. A esperança agora é que ele entre em hiato com seus hiatos, e prossiga com o enredo.