Durante a campanha de lançamento de One Piece Film Gold, Eiichiro Oda deu diversas entrevistas, incluindo uma para a TV, para promover o filme, nas quais o mangaká revelou diversas curiosidades sobre sua obra e seus hábitos.
Confira uma compilação realizada por sandman, usuário do Arlong Park, uma das maiores fontes de informações sobre One Piece.
Fuji TV
No dia 23 de julho, o notoriamente recluso criador de One Piece fez uma rara aparição em um programa especial da Fuji TV que mostrou os bastidores de Film Gold. Foi sua primeira entrevista televisiva.
- Oda disse que One Piece está cerca de 70% concluído, informação um pouco diferente do que revelou o mangaká em entrevista no One Piece Dai Shimbun Vol. 1, onde ele afirmou ter finalizado 65% do mangá.
- Oda já foi denunciado à polícia por seus vizinhos quando deu uma festa de Takoyaki em sua casa.
- Ele produz um novo caderno de anotações sobre os futuros acontecimentos de One Piece praticamente a cada três semanas.
- One Piece foi inspirado pelo desenho animado Vickie, o Viking, o qual Oda assistia durante a infância. Ele particularmente gosta da cena em que o protagonista diz “Vou navegar os mares com meu pai!”.
- Oda decidiu desenhar um mangá sobre piratas quando estava no Ensino Fundamental.
- Um editor ensinou a Oda como desenhar um bom mangá quando ele tinha 17 anos.
- Inicialmente, Oda planejou terminar One Piece em 5 anos.
- De acordo com uma entrevista de dezembro de 2015, o planejamento inicial do mangá era o seguinte
– Todos os tripulantes são recrutados antes da chegada à Grand Line (1 a 1,5 ano).
– Grande aventura (3 anos)
– Arco final (1 ano)
- Oda não sabe o porquê de One Piece ser tão popular. Ele chega até mesmo a afirmar que é um “milagre”. Ele acha que o filme Strong World, de 2012, pode ter sido um momento decisivo.
- Oda também escreve para seu eu de 15 anos de idade.
***
Aplicativo My Jump
Entrevista concedida em 25 de julho ao aplicativo My Jump.
Quando você começou a ler a Weekly Shonen Jump?
Comecei a ler a Jump quando estava na 4ª série. Não há nenhum motivo particular para um garoto ler a Jump.
Qual mangá mais te impressionou?
Hokuto Hyakuretsuken em Fist of the North Star me surpreendeu por como ter mostrado o corpo humano.
Meu personagem favorito em Fist of the North Star é Rei. Gostava tanto dele que parei de ler o mangá quando o personagem saiu da história.
O que te influenciou na Jump?
Todos os mangás que li durante a infância são relacionados à todas as minhas lembranças. Me lembro como me senti ao ler cenas de cada mangá. Eles são preciosos para mim.
Poderia deixar uma mensagem para o aplicativo My App?
Espero que vocês façam mais adições ao catálogo, pois há vários mangá que eu quero reler.
Ao final da entrevista, Oda selecionou 10 mangás que ele gostaria de ler ou reler no futuro.
- Barefoot Gen, de Keiji Nakazawa
- Ten de Showaru Cupidm de Yoshihiro Togashi
- Butsu Zone, de Hiroyuki Takei
- Tabula Ana Tomico, de Masaya Tokuhiro
- Yurei Kozou ga Yattekita!, de Yudetamago
- GUN BLAZE WEST, de Nobuhiro Watsuki
- NINKU, de Kouji Kiriyama
- Otoko Ippiki Gaki Daisho, de Hiroshi Motomiya
- Koya no Shonen Isamu, de Souji Yamakaw/Noboru Kawasaki
- Kenkaku Shibui Kakinosuke, de Yutaka Takahashi
***
One Piece Dai Shimbun Vol. 2 e na edição de verão da Kinema Junpou 2016
One Piece Dai Shimbun Vol. 2 é um jornal promocional publicado durante a campanha de lançamento de Film Gold. Kinema Junpou é a revista mais antiga do Japão, publicada desde 1919.
- Oda decidiu trabalhar em um filme de One Piece porque seria uma oportunidade de aumentar sua audiência no mangá. A série tem mais de 80 volumes, então ele crê que talvez seja difícil para algumas pessoas começarem a ler One Piece. Oda também disse que caso no futuro ele perceba que os filmes não afetam no crescimento da audiência do mangá, ele não irá mais trabalhar nas adaptações para cinema.
- De acordo com um scan da Jump, Oda e Kuroiwa, roteirista de Film Gold, levaram dois anos para finalizar o roteiro. Oda não é o responsável pelo script, mas aconselhou bastante os roteirista, tanto em Film Z quanto em Film Gold.
- Oda acumulou mais de 100 páginas de anotações sobre o filme, bem mais do que as anotações para Strong World e Film Z.
- A equipe do filme visitou Las Vegas como inspiração para criar o navio Gran Tesoro.
- De acordo com um ex-produtor do anime, quando One Pice foi relegado a um programa de domingo de manhã, Oda reclamou um pouco devido ao esforço empreendido no anime.
- Oda decidiu desenhar o bando admirando fogos de artifício no color spread do capítulo 833 inspirado por Shigatsu wa Kimi no Uso, mangá favorito de Oda, do qual ele já confessou ter inveja.
***
Volume 777
Volume 777 é um tankōbon especial compilado pelo próprio Oda com esboços dos personagens do filme e outras informações especiais sobre o grande segredo da trama dados como brinde aos primeiros 5 milhões de espectadores de One Piece: Film Gold.
- O poder político de Spandine está se enfraquecendo por causa de sua doença. Spandam pretende curá-lo para poder superar Lucci, que agora é chefe-comandante da CP0.
- Vice-Almirante Chaton, que apareceu no SBS 75, é amigo de Fujitora. Chaton é popular entre os civis, apesar de não ser muito bem visto na Marinha. Ele ama belas mulheres e seu nome verdadeiro é Tokikake.
- Tsuru trata a Vice-Almirante Momousagi, que apareceu no SBS 74, como uma irmã mais nova. Momousagi pode seduzir muitos tipos de pirata e ela tem uma espada famosa chamada Konpira. Seu nome verdade é Gion e ela tem uma aranha tatuada na coxa.
- A altura média dos gigantes é entre 12 e 13 metros. Oars é cerca de três vezes maior do que gigantes normais.
- Oda escreveu a conversa entre Sabo e Lucci no filme
Sabo: Tchau, Bob!
Lucci: Meu nome é Rob.
***
Panfleto do Film Gold e guidebook oficial Backstage Pass
Pergunta: O que você faria se tivesse muito dinheiro?
Oda: Bem, eu já tenho, então…
- Há muitas cenas sexy em Film Gold, mas recentemente Oda começou a prestar mais atenção em mães como público-alvo, uma vez que ele acredita que são elas geralmente quem levam as crianças ao cinema. Por isso, Oda teme que as cenas sexy possam dar uma má impressão às mães.
- Oda não gosta de homens usando roupas brancas.
- Oda não quer que seus personagens apareçam nos filmes antes do mangá. Por exemplo, Aokiji pós-timeskip fez uma aparição no filme antes do mangá. Oda fica desapontado com esse tipo de situação por achar que poderia ter surpreendido os leitores caso ele deixasse a aparição para o mangá primeiro.
Fonte: Arlong Park