As Lições de Vida que The Walking Dead Ensina sobre Superar Adversidades e Manter a Humanidade

Geekdama no Google News

Foi-se o tempo que filmes e séries tinham o papel de apenas entreter. Não que o entretenimento não seja um de seus elementos principais, no entanto, há bastante tempo deixaram de se limitar a este fim. Os roteiros e as narrativas tendem a, cada vez mais, contar histórias e trazer elementos capazes de conquistar os espectadores, passando mensagens e deixando legados que transcendem, muitas vezes, a o seu enredo principal.

The Walking Dead, por exemplo, figura muito mais do que como uma simples série de temática zumbi. A série deixa uma mensagem de superação de adversidades e da batalha em prol da vida, temática que pode facilmente ser atribuída a elementos cotidianos. A seguir, vamos falar sobre como essa série nos ensina sobre adversidades e humanidade.

A série

the walking dead s01e01 foto oficial 16 rick

Desde sua estreia, em 2010, The Walking Dead se destacou por promover um aprofundamento na temática zumbi, em meio à um núcleo de personagens pautado fortemente pelas relações humanas, pelo fortalecimento de relações e pela luta diante de crises extremas. A luta dos personagens pela sobrevivência, em um contexto pós-apocalíptico, apresenta uma série de lições sobre liderança, ética, resiliência e, principalmente, a importância das comunidades para a sobrevivência.

Mas, além disso, esse movimento também revela a necessidade de alguns elementos comportamentais, como a tomada de decisões rápidas, a capacidade de assumir riscos e, é claro, de aventurar-se em situações em que não se tem o domínio das consequências. Algo parecido com o que acontece em alguns jogos, como, por exemplo, ao jogar Aviator Apostas Online. Neste caso, os jogadores precisam usar de habilidades que também envolvem a tomada de decisões, a estratégia e a agilidade.   

Voltando ao universo das séries, o surgimento de The Walking Dead aconteceu justamente em uma época em que produções do tipo séries passaram a ter cada vez mais admiradores. Essa tendência foi repercutida também em outros títulos, como Game of thrones, por exemplo. Estes movimentos são constantes e revelam a dinamicidade do mercado do entretenimento. 

As mensagens nem sempre percebidas

the walking dead s02e03 foto oficial 06 otis shane

Muitas mensagens na série não são percebidas por todos os espectadores. É necessário assistir aos episódios com a mente aberta e com uma lente disposta a enxergar as nuances e os elementos de trás de cada um dos cenários. Os personagens, por exemplo, enfrentam perdas inimagináveis, tendo que utilizar de recursos escassos para a sobrevivência – algo que acontece cotidianamente, em pessoas ao nosso lado, sem necessariamente estarmos vivendo um apocalipse zumbi.

A adaptabilidade, tão presente no cotidiano real, também é retratada com frequência na série. Os sobreviventes precisam, a todo tempo, adaptar-se as mudanças do ambiente, as necessidades do grupo e aos espaços com mais ou menos ameaças (que, no caso da série, são zumbis). Ainda assim, cada grupo persiste, corre atrás e batalha para a obtenção dos objetivos traçados, algo comum e que muitos também aplicam em seu dia a dia.

O valor das pessoas

the walking dead daryl dixon s01e06 carol postcover

Outro ponto de destaque na série é a valorização do capital humano. A série nos mostra, a cada episódio, que ninguém é capaz de sobreviver sozinho – ao menos não por muito tempo. A força de um grupo coeso, com senso de pertencimento e organização em comunidade, faz com que os resultados sejam muito mais positivos e os riscos radicalmente minimizados. Isso nos mostra a importância do trabalho em equipe, da criação de laços de confiança, comunicação e, principalmente, colaboração entre as pessoas. 

Esse processo também contribui para o surgimento de lideranças natas. Pessoas que, por vezes, já possuem este espírito, mas que, em momentos de adversidade, conseguem colocá-lo a prova, garantindo um resultado ainda melhor e mais efetivo para suas missões. Na série, o personagem Rick, interpretado por Andrew Lincoln, lidera seus colegas com paixão e coragem, no entanto, não foge quando o assunto são decisões difíceis. A lição nesse caso é clara: liderar exige empatia, visão e capacidade de tomar decisões, sem deixar de lado, é claro, a humanidade. Assim, seja na família, no trabalho ou na comunidade, uma liderança eficaz faz toda a diferença. 

Conclusão: A Humanidade Como Pilar de Resistência

Pôster da 5ª temporada de The Walking Dead.

Por fim, podemos entender que The Walking Dead é muito mais do que uma série sobre zumbis. Na verdade, é muito mais do que uma simples série. É uma produção audiovisual que contempla diversos elementos da sociabilidade, da convivência em grupo e da concepção de sociedade do modo que conhecemos. Assim, a cada temporada, ela nos ensina que, embora sobreviver seja fundamental, não se pode perder de vista aqueles elementos que nos fazem únicos e humanos: nossos valores, as pessoas que estão conosco e, é claro, a esperança em dias melhores. 

Em nossas vidas, todos enfrentamos adversidades, certamente não tão drásticas quando as enfrentadas pelos personagens de The Walking Dead, porém, igualmente importantes e significativas, capazes de contagiar os expectadores com sintais de resiliência, cooperação, ética e, é claro, esperança.

VER COMENTÁRIOS

Veja mais