Em 2023, o Nintendo Switch se destacou no mercado de consoles nos Estados Unidos, sendo a plataforma com o maior número de lançamentos de jogos. De acordo com Anthony Silva, analista da Circana (informação divulgada por Mat Piscatella), o Switch teve 2.360 jogos lançados, superando PlayStation e Xbox.
Com mais de 132 milhões de usuários pelo mundo até setembro de 2023, o Switch atraiu muitos desenvolvedores. Apesar desse sucesso, a plataforma Steam lançou mais de 14.000 jogos no mesmo período, um número significativamente maior.
Apesar do grande número de lançamentos ser um indicativo de sucesso, trouxe também desafios. O aumento de jogos no eShop do Switch levou ao surgimento de “jogos fraudulentos” e um excesso de títulos de baixa qualidade, dificultando para os usuários a tarefa de encontrar jogos de qualidade na plataforma. Este problema, conhecido como “shovelware”, cria um ambiente onde jogos bons podem ser ofuscados pela quantidade excessiva de títulos menos atrativos.
Impacto no Mercado e na Experiência do Usuário
A situação gera um dilema para a Nintendo: equilibrar a quantidade de lançamentos com a manutenção de um padrão de qualidade. Para os jogadores, isso significa um esforço maior na busca por jogos que atendam às suas expectativas, em meio a um catálogo cada vez mais vasto.