Com o crescimento da inteligência artificial (IA) em diversas indústrias, incluindo a de jogos, o criador de Mario e Zelda, Shigeru Miyamoto, parece não estar muito interessado nessa tecnologia no momento.
Durante um evento de mídia no Museu da Nintendo, que será inaugurado oficialmente em Kyoto no dia 2 de outubro, Miyamoto falou sobre a abordagem da Nintendo em relação à IA e o que torna a empresa especial.
Segundo o The New York Times, Miyamoto discutiu o posicionamento geral da Nintendo, destacando que, enquanto muitas empresas estão adotando a IA, a Nintendo prefere seguir um caminho diferente.
As palavras completas de Miyamoto, conforme publicado pelo The New York Times:
“Pode parecer que estamos indo na direção oposta só por ir na direção oposta, mas realmente estamos tentando encontrar o que torna a Nintendo especial. Há muitas conversas sobre IA, por exemplo. Quando isso acontece, todos começam a seguir na mesma direção, mas é aí que a Nintendo prefere seguir um caminho diferente.”
A Nintendo já comentou recentemente sobre o uso de IA. À época o presidente Shuntaro Furukawa observou que “[A IA] pode ser usada de maneiras criativas, mas reconhecemos que também pode levantar questões com direitos de propriedade intelectual”.